Microsoft demonstra versão do Office amigável às telas sensíveis ao toque

Por Redação | 02 de Abril de 2014 às 17h53
photo_camera Reprodução

A Microsoft não para de anunciar novidades para o seu ecossistema de softwares na Microsoft Build 2014, que teve início nesta quarta-feira (02). Após anunciar a chegada do Windows Phone 8.1 e uma série de novidades para o sistema operacional móvel, a companhia revelou que está trabalhando numa nova versão do Office "totalmente amigável" às telas sensíveis ao toque.

A nova versão da suíte de aplicativos de escritório foi demonstrada pelo vice-presidente corporativo do Office, Kirk Koenigsbauer, que subiu ao palco e fez toda a apresentação utilizando a versão touch do PowerPoint. Nela, Koenigsbauer explicou que a empresa "ainda está trabalhando" no produto, mas que alguns avanços e novidades são perceptíveis. Na parte superior da janela do aplicativo de apresentações, por exemplo, o executivo mostrou que a interface "Ribbon" continua lá, mas apresenta ícones e botões maiores para facilitar o acesso através do toque da ponta dos dedos dos usuários.

Kirk Koenigsbauer demonstra a versão touch do novo PowerPoint durante a Microsoft Build 2014

Kirk Koenigsbauer demonstra a versão touch do novo PowerPoint durante a Microsoft Build 2014 (Imagem: Pete Pachal/Mashable)

Para demonstrar o quão fácil será manipular o aplicativo, Koenigsbauer editou um slide apenas clicando e arrastando elementos com seus dedos. Durante a demonstração, o vice-presidente destacou que a companhia se preocupou em colocar ícones grandes o suficiente para tornar a experiência do usuário o mais agradável possível e sem atrapalhar a interface dos apps da suíte.

O executivo também aproveitou a oportunidade para dizer que os arquivos serão guardados automaticamente no OneDrive e, graças ao esquema de versionamento do serviço de armazenamento na nuvem, o usuário poderá desfazer e refazer alterações nos documentos quantas vezes quiser.

O vice-presidente corporativo do Office ainda demonstrou como será fácil criar e editar slides utilizando apenas os dedos. Facilidade é graças a interface Ribbon modificada e com ícones maiores.

O vice-presidente corporativo do Office ainda demonstrou como será fácil criar e editar slides utilizando apenas os dedos. Facilidade é graças à interface Ribbon modificada e com ícones maiores (Imagem: Reprodução/Techcrunch).

O anúncio do desenvolvimento de uma versão touch do Office para Windows 8 ocorre pouco menos de uma semana depois do anúncio do lançamento da suíte para o iPad, da Apple, e há quem relate que o funcionamento da nova versão da suíte seja bastante semelhante ao da presente no iOS. No entanto, essa e outras atualizações que serão anunciadas no decorrer da conferência fazem parte daquilo que a empresa vem chamando de "experiência compartilhada de aplicativos". Com ela, o usuário poderá utilizar um único aplicativo em diversos dispositivos além do desktop.

Apesar das demonstrações, a Microsoft não confirmou nenhuma data para o lançamento da nova versão do Office. Contudo, a expectativa é que ele seja disponibilizado até o fim do ano.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.