Microsoft apresenta diversos novos recursos para o Office Online

Por Redação | 13.02.2015 às 09:55

Aos poucos, a Microsoft começa a compreender que a nuvem tem, e terá ainda mais, um espaço significativo na vida de quem senta diante de um computador. A necessidade de integração entre PC e portátil também contribui e muito para que recursos disponíveis na web desempenhem um papel cada vez mais central na vida das pessoas.

E prova de que o pessoal de Redmond não quer perder sua relevância é justamente o empenho da Microsoft em aprimorar e tornar cada vez mais amplo e prático o Office Online, a versão web da suíte de aplicativos da empresa criada para concorrer com o Google Docs.

As principais novidades foram divulgadas em uma postagem no blog da companhia. Elas estão relacionadas a leitura e escrita, mas também há retoques no sentido de integração ao OneDrive, ajuda inteligente e gerenciamento de arquivos, como a possibilidade de salvar uma cópia de um documento ou exportá-lo em formato PDF.

Para facilitar a vida dos usuários, a Microsoft disponibiliza uma série de vídeos explicando a maioria das novidades, então não deve ser problema para ninguém se adaptar às novas ferramentas.

Tudo mais à mão

Ter os recursos mais utilizados sempre à mão é o ideal, então a Microsoft está colocando alguns recursos a um ou dois cliques de distância. Funções como modo de visualização, abrir ou editar no Word instalado em seu computador, imprimir, traduzir ou compartilhar algum documento, por exemplo, são algumas das que estão mais acessíveis.

Outra novidade, já antiga conhecida de qualquer editor de texto, inclusive do Google Docs, é a contagem de palavras e caracteres de uma seleção específica do documento. Até então, apenas o valor total de um arquivo era contado, mas, agora, é possível selecionar um trecho e descobrir quantas palavras e caracteres estão ali.

Mais integrado ao OneDrive

Se o Google tem o Docs e o Drive, a Microsoft também tem o Office e o OneDrive, e as duas ferramentas estão mais integradas do que nunca. Assim como quando você digita um documento, planilha ou apresentação de slides em seu computador e pode salvá-lo em qualquer pasta, no Office Online também será possível salvar qualquer arquivo em qualquer diretório ou subdiretório de sua conta do OneDrive.

Caso você não seja o proprietário de um arquivo e tenha apenas acesso para visualizá-lo, o Office Online agora permite que você salve uma cópia em sua própria conta. Aí então você tem acesso completo, podendo modificá-lo à vontade.

Precisa de ajuda?

Uma das funções mais interessantes adicionadas no Office Online é o sistema de busca. Caso você queira fazer alguma coisa, mas não faça a menor ideia de onde clicar, tente utilizar o menu de busca “Diga-me o que você deseja fazer”. É só digitar algo ali para obter algumas respostas, conseguindo assim um atalho direto para aquilo que você precisa.

Acesso rápido aos últimos documentos

A tela inicial do Office Online também foi repaginada e agora oferece logo de cara todos os últimos arquivos abertos por você em sua conta. Com isso, o serviço torna mais fácil a continuação de um trabalho, por exemplo, além de permitir uma visualização geral de tudo o que há em sua conta. Além disso, há também um botão para iniciar um novo documento.