Microsoft Azure terá suporte para OpenNebula e Packer

Por Redação | 24 de Julho de 2014 às 17h55
TUDO SOBRE

Microsoft

A Microsoft Open Tech anunciou durante a Convenção Open Source O’Reilly, que acontece nesta semana em Portland, nos Estados Unidos, duas novas parcerias que permitirão suporte a mais tecnologias open source na plataforma Microsoft Azure.

Um dos serviços que passa a ter suporte no Azure é o OpenNebula, ferramenta utilizada para o gerenciamento de infraestruturas heterogêneas de data center. O serviço agora terá suporte para implementações híbridas de cloud no Azure, além de que usuários do OpenNebula poderão migrar suas aplicações para a nuvem da Microsoft.

Muitos clientes da OpenNebula são grandes empresas de telecomunicações, informa o site Porta 25. Devido aos investimentos já realizados na ferramenta, a opção de gerenciar as implementações utilizando as próprias ferramentas do Azure pode gerar novos gastos e tornar obsoleto o investimento já realizado.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para o arquiteto chefe do projeto OpenNebula, Rubén Montero, é possível que haja a coexistência entre nuvens públicas e privadas. “Toda a equipe está animada com o fato de dar aos usuários do OpenNebula que utilizam o modelo híbrido a possibilidade de acesso sob demanda a uma plataforma de cloud líder, como a Microsoft Azure”, afirmou ele em comunicado.

O outro serviço que também passa a receber suporte no Azure é o Packer.io, que possibilita a criação de imagens de máquinas virtuais para múltiplas plataformas através da configuração de uma única fonte. Em breve a Microsoft irá permitir que os desenvolvedores criem suas imagens customizadas e as salvem no blob storage do Azure, podendo executá-las rapidamente na nuvem.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.