Maratona hacker incentiva criação de apps para apoiar protestos pacíficos

Por Redação | 21 de Maio de 2014 às 13h33
photo_camera scyther5

Foto: scyther5/Shutterstock

Aproveitando os protestos que estão acontecendo em todo o país por causa da Copa do Mundo, a organização não governamental Open Knowledge Foundation Brasil (OKFN) iniciou uma maratona hacker utilizando a temática.

Intitulada "#VaiMudarNaCopa", o objetivo da maratona é fazer com que programadores se inspirem em manifestações pacíficas para criar aplicativos que ajudem as pessoas durante protestos. Um exemplo de aplicativo é o Ushahidi, que coleta denúncias de força excessiva marcadas em um mapa colaborativo.

Os projtetos começaram a ser enviados dia 15 de maio e as aplicações desenvolvidas serão hospedadas no site da campanha. Os desenvolvedores poderão corrigir bugs até o dia 28 de maio e o resultado será divulgado dia 4 de junho. Os três primeiros colocados serão premiados e o vencedor ganhará uma viagem para participar do Open Knowledge Festival 2014, que acontecerá na Alemanha.

"Qualquer projeto tecnológico para web ou celular que apoie manifestações pacíficas e democráticas pode ser submetido", disse Evertom Zaanella Alvarenga, diretor-executivo e fundador da OKFN no Brasil, em entrevista ao G1. Para ele, a ONG tem o objetivo de usar a tecnologia a favor de mudanças positivas.

A OKFN está presente em 40 países e é uma das pioneiras no Brasil na promoção de maratonas de desenvolvimento de software. No mês passado, foi finalista de um corcurso do Google para premiar ONGs que desenvolvessem projetos que utilizam a tecnologia para mudar o país e recebeu US$ 500 mil. Eles ainda pretendem criar uma plataforma virtual para tratar de assuntos políticos, comentar e acompanhar projetos de lei.

A maratona hacker faz parte da iniciativa "Vai Mudar", lançada pela ONG para incentivar mudanças durante grandes eventos que acontecem no Brasil. A OKNF também pretende organizar o evento "Vai Mudar Nas Eleições" este ano e, em 2016, o "Vai Mudar Nas Olimpíadas". Mais informações sobre a maratona podem ser conferidas no site oficial da campanha.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.