LibreOffice terá versão online e aplicativo para Android

Por Redação | 26 de Março de 2015 às 10h58

Principal concorrente do Microsoft Office e do Google Docs, o LibreOffice é uma alternativa gratuita e open source que agora estará disponível em uma versão web e em um aplicativo completo para Android. Por enquanto, a suíte de aplicativos livre está disponível para Windows, Mac e Linux.

A Document Foundation, responsável pela suíte, está trabalhando em conjunto com a IceWarp e a Collabora para desenvolver o LibreOffice Online, que suportará arquivos no formato ODF. A IceWarp irá colaborar com suas soluções de comunicação e colaboração de software, enquanto que a Collabora, que já trabalhou em outras versões do LibreOffice, irá compartilhar sua experiência open source para desenvolver a versão web do serviço.

O conceito está em desenvolvimento desde 2011 e, segundo a própria Document Foundation, sua disponibilidade será anunciada em breve. A versão web será desenvolvida em HTML5 e terá que ser hospedada em um servidor próprio.

Sobre o aplicativo para Android, a Document Foundation não forneceu muitos detalhes, limitando-se a confirmar que está trabalhando na criação de um aplicativo para o sistema móvel do Google com toda a suíte do LibreOffice.

Assim como a versão web, o aplicativo para Android deverá ser lançado oficialmente em breve.

Fonte: Collabora

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.