"Hasta la vista, baby": Arnold Schwarzenegger vira linguagem de programação

Por Redação | 20.06.2014 às 11:48
photo_camera Divulgação

Ele ficou conhecido pelos papéis em filmes como Conan, o Bárbaro e O Exterminador do Futuro. Entre as décadas de 1960 e 1990, venceu inúmeros prêmios como fisiculturista e, mais recentemente, governou o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Agora, o ator Arnold Schwarzenegger invade o mundo da informática graças a uma nova linguagem de programação.

Batizada de ArnoldC, a linguagem foi desenvolvida pelo finlandês Lauri Hartikka e substitui as palavras-chave e funções básicas de programação por citações icônicas de Schwarzenegger nos filmes em que atuou. O guia completo da linguagem está disponível para download no site GitHub.

Todas as palavras precisam ser digitadas em letras maísculas para funcionar e as variações são hilárias. Para começar, usa-se o comando "IT'S SHOWTIME", e para terminar "YOU HAVE BEEN TERMINATED". Para imprimir algo na tela, você utiliza o comando "TALK TO THE HAND", enquanto que para declarar variáveis você digita "HEY CHRISTIMASS TREE". Retonar é "I'LL BE BACK".

Hartikka ainda dá um exemplo contendo o código completo para imprimir todos os números de 1 a 10. Seria algo mais ou menos assim:

IT'S SHOWTIME
HEY CHRISTMAS TREE limit
YOU SET US UP 10
HEY CHRISTMAS TREE index
YOU SET US UP 1
HEY CHRISTMAS TREE squared
YOU SET US UP 1
HEY CHRISTMAS TREE loop
YOU SET US UP @NO PROBLEMO
STICK AROUND loop
GET TO THE CHOPPER squared
HERE IS MY INVITATION index
YOU'RE FIRED index
ENOUGH TALK
TALK TO THE HAND squared
GET TO THE CHOPPER loop
HERE IS MY INVITATION limit
LET OFF SOME STEAM BENNET index
ENOUGH TALK
GET TO THE CHOPPER index
HERE IS MY INVITATION index
GET UP 1
ENOUGH TALK
CHILL
YOU HAVE BEEN TERMINATED

A linguagem de programação do Arnold Schwarzenegger não é a única bizarra a aparecer na internet e já existem variações inspiradas em diversos temas. É o caso da linguagem "Shakespeare", que transforma os códigos em peças teatrais Turing; a "LOLCode", baseada nos memes da web e que só utiliza expressões que viraram moda na rede. Há ainda a chamada "Brainfuck", que só utiliza símbolos, e uma outra chamada "Chicken" (frango), que consiste apenas na palavra "chicken".

Quem sempre achou chato ou difícil aprender alguns comandos básicos de programação, talvez esta seja uma forma divertida de começar. E para quem não conhece todas as frases mais famosas de Schwarzenegger no cinema, o site Animal publicou uma lista com alguns comandos (em inglês) e seus respectivos bordões. São eles:

If - IF BECAUSE I'M GOING TO SAY PLEASE

Else - BULLSHIT

EndIf - YOU HAVE NO RESPECT FOR LOGIC

While - STICK AROUND

EndWhile - CHILL

GreaterThan - LET OFF SOME STEAM BENNET

DeclareMethod - LISTEN TO ME VERY CAREFULLY

MethodArguments - I NEED YOUR CLOTHES YOUR BOOTS AND YOUR MOTORCYCLE

Return - I'LL BE BACK

EndMethodDeclaration - HASTA LA VISTA, BABY

AssignVariableFromMethod - Call GET YOUR ASS TO MARS

EndMain - YOU HAVE BEEN TERMINATED