GO, a linguagem de programação do Google que pode substituir o Java

Por Redação | 03.09.2013 às 12:45

A Google está trabalhando e investindo mais em uma linguagem de programação chamada GoLang (Go language), ou apenas Go, que alguns afirmam ser capaz de substituir o Java da Oracle.

A linguagem se tornou um projeto open-source em novembro de 2009, mas até pouco tempo o Go não havia recebido muita atenção, até que algumas empresas começaram a usar a linguagem em grandes projetos, como a Iron.io, que oferece um serviço de mensagens pela nuvem, que ajuda apps de serviços a se comunicarem um com o outro. Hoje, outras empresas como a Career Builder e The Motly Fool já utilizam o Go.

O Go vem sendo apontado como uma boa alternativa a linguagens com o Ruby e especialmente ao Java da Oracle. O Java foi desenvolvido há 20 anos pela Sun Microsystems e se tornou muito popular com o tempo, mas desenvolvedores tem reclamado constantemente da linguagem desde que a Oracle assumiu o controle, após ter adquirido a Sun em 2010, pela demora no lançamento de novas ferramentas de desenvolvimento.

Segundo Travir Reeder, CTO da Iron.io, o Go apresenta melhor performance, uso de memória, qualidade do código e é mais fácil de usar para o desenvolvimento.

Se você ficou curioso para conhece rum pouco mais sobre essa nova linguagem que até a própria Google vem usando em alguns serviços, você pode tirar muitas das suas dúvidas nessa página e conhecer um pouco mais sobre o projeto aqui.