F.lux ajusta sua tela de acordo com a hora do dia e a iluminação do ambiente

Por Cadu Silva

Certamente, você não é de ficar encarando o Sol diretamente o dia inteiro. Da mesma forma, não é recomendado nem saudável ficar olhando para uma tela de computador tão brilhante, independente do horário do dia ou da noite.

Você pode ganhar com isso, no mínimo, uma visão cansada e dores de cabeça. Para te ajudar, criaram o F.lux. Ele é um programinha que ajusta o brilho e a temperatura da cor automaticamente de acordo com o horário do dia e a iluminação do ambiente.

Algumas pesquisas apontam os efeitos negativos da exposição a fontes de brilho durante a noite. Os problemas podem incluir, além das já citadas dores de cabeça e visão cansada, insônia e outras desordens do sono.

Nos períodos noturnos, você deve manter uma iluminação leve e de tom avermelhado nos cômodos de sua residência. Em dispositivos eletrônicos, mantenha o brilho baixo e aumente a temperatura das cores. Este último trabalho pode ser desempenhado pelo F.lux.

Durante o dia, cores frias e brilho alto. Durante a noite, cores mais quentes e brilho baixo. Se você for assistir algum filme ou série, há o modo Filme que desativa o programa por um tempo. Ou você pode desativá-lo por uma hora ou até o próximo nascer do sol.

F.lux no iPhone

Esses recursos são úteis quando você, por exemplo, está fazendo edição de imagens e precisa ver as cores como elas realmente são. Ao inserir um CEP norte-americano, o nome de uma cidade ou sua localização geográfica nas configurações, o F.lux será capaz de gerenciar automaticamente a temperatura da cor e o brilho de acordo com o seu fuso horário.

Então, se você vem sofrendo com dores de cabeça, visão cansada, insônia e outros problemas derivados da exposição prolongada a um monitor brilhante, experimente o F.lux e colabore com sua saúde. O programa é compatível com Windows, Mac, Linux e iOS (com jailbreak). Infelizmente, ainda não há versão para o Android ou Windows Phone.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.