Ferramenta de serviços do Ubuntu ganha compatibilidade com Windows Azure

Por Colaborador externo | 28.04.2014 às 13:04
photo_camera Canonical

Por Vinícius Souza*

Boa notícia pra quem utiliza máquinas virtuais Ubuntu no Windows Azure! A Canonical, com a cooperação da Microsoft, anunciou que a ferramenta Juju agora permite a implementação de serviços do Ubuntu no ambiente de cloud computing da Microsoft.

Juju é uma ferramenta de orquestração de serviços do Ubuntu, que ajuda no processo de definição, configuração e implementação de serviços em nuvem. E o anúncio significa que os usuários do Ubuntu podem usar a ferramenta Juju com GUI intuitivo para desenhar e implantar infraestruturas sofisticadas de maneira instantânea no Windows Azure. Com o suporte da Juju ao Windows Azure, é possível implementar mais de 100 serviços em instâncias Ubuntu no Windows Azure.

O suporte da ferramenta Juju para Windows Azure é um marco, uma vez que ela implica facilidade de uso, portabilidade e interoperabilidade de aplicativos entre diferentes provedores de cloud computing.

* Vinícius Souza tem foco em desenvolvimento, em especial em Windows 8 e Azure, e experiência em algumas tecnologias OpenSource de desenvolvimento. Conduz várias ações com a comunidade para projetos envolvendo Interoperabilidade.