Facebook lança Hack, linguagem que quer facilitar a programação

Por Redação | 21.03.2014 às 16:15 - atualizado em 21.03.2014 às 17:21
photo_camera scyther5

Foto: scyther5/Shutterstock

O Facebook anunciou nesta sexta-feira (21) o lançamento da Hack, uma linguagem de programação de código aberto que promete permitir um desenvolvimento muito mais rápido. A ideia é utilizar um sistema que informa a seus usuários sobre os erros no trabalho, antes mesmo que eles se vejam executando uma aplicação e percebendo problemas que estão localizados no início de todo o processo.

A iniciativa traz uma mistura de linguagens estáticas como a C, mas com com tipos dinâmicos, como o PHP. Enquanto a primeira é capaz de identificar erros no momento em que eles são conhecidos, a segunda segue adiante e permite a identificação de problemas apenas na execução do software que está sendo trabalhado. É isso que a empresa deseja mudar.

Apesar de estar sendo liberada para os usuários apenas agora, a Hack já vem sendo usada pelos funcionários do Facebook há mais de um ano, inclusive em projetos relacionados à própria rede social. E os resultados foram positivos, com a novidade realmente facilitando a vida de quem trabalha o dia inteiro com codificação.

Trata-se de mais um dos projetos do Facebook que, apesar de não serem necessariamente serviços ou funcionalidades da rede social, auxiliam e muito no desenvolvimento dela. A empresa pretende realizar eventos para divulgar as novidades relacionadas à nova linguagem e disponibilizou o download de tutoriais gratuitos em sua página oficial.