Estudante brasileiro de 20 anos vence competição mundial de Excel 2007

Por Redação | 07.08.2014 às 08:35
photo_camera Divulgação

O estudante de engenharia Ian Leilão Ferreira, de 20 anos de idade, venceu um campeonato mundial do software de planilhas Excel 2007, realizado entre os dias 27 e 30 de julho em Anaheim, na Califórnia, Estados Unidos. O jovem, que é natural de Fortaleza (Ceará), é o primeiro brasileiro a vencer uma das categorias do Certipoint Microsoft Office Specialist World Champion, competição que consiste em testes de domínio sobre os recursos dos programas do pacote Office.

De acordo com o blog oficial da Microsoft Brasil, a premiação deste ano contou com mais de 400 mil candidatos de 130 países. A etapa final reuniu 123 estudantes competindo pelos primeiros lugares nas categorias Word 2007, Excel 2007, PowerPoint 2007, Word 2010, Excel 2010 e PowerPoint 2010. Segundo Bob Whelan, presidente e chefe executivo da Pearson VUE, empresa de desenvolvimento de exames de certificação em tecnologia, mais de 740 mil testes foram submetidos como parte da competição.

"Os campeões mundiais em Microsoft Office estão no topo de um grupo de elite formado por indivíduos que sabem como usar as ferramentas do Office efetivamente. A certificação de especialista em Microsoft Office continua a crescer em popularidade e permite que mais estudantes provem que têm habilidades acadêmicas e de trabalho para ter sucesso", disse Whelan.

No caso do Excel, os competidores participaram de testes exclusivos baseados em projetos com o objetivo de demonstrar sua capacidade de criar planilhas para informações apresentadas no formato do software. Durante sua preparação para o evento, Ian contou com o apoio da SOS Vocational Education e da ETC Brasil. "Passei um ano inteiro estudando, me preparando muito com meus professores e o time da SOS. Estudei em casa e trabalhei duro para estar aqui. Fiquei muito orgulhoso e feliz com o resultado do esforço", comentou.

Por ter conquistado o primeiro lugar, Ian ganhou uma medalha e uma taça de campeão, além de um tablet Surface PRO 2 e uma bolsa de estudos no valor de US$ 5 mil (cerca de R$ 11,5 mil na cotação atual). "Antes dessa competição, eu pensava que a certificação iria me ajudar na minha carreira. Agora, com o prêmio, creio que tudo isso irá me ajudar muito, é inacreditável", comemorou o estudante.

Para Margo Day, vice-presidente de educação da Microsoft nos Estados Unidos, concursos como esse estimulam os jovens a se preparar de forma tangível para a universidade e uma carreira, especialmente com uma certificação de Microsoft Office Specialist. "O mercado de trabalho de hoje exige proficiência no uso do computador e todos os indivíduos que conquistam a certificação têm uma credencial valiosa que atesta suas habilidades", disse.

A edição do evento em 2015 acontecerá novamente nos EUA, desta vez em Dallas, no Texas. Estudantes interessados em participar do próximo campeonato podem ter mais informações no site oficial da competição (clique aqui para acessar).

Abaixo, veja o depoimento em inglês dado por Ian logo após sua vitória:

Fonte: http://www.blogmicrosoftbrasil.com.br/estudante-brasileiro-e-campeao-mundial-em-excel-2007/