Especialistas em Photoshop não conseguem utilizar a primeira versão do software

Por Redação | 13.03.2015 às 15:24

O Photoshop é conhecido como um dos melhores e mais conhecidos editores de imagem do mundo. São inúmeras as possibilidades e trabalhos que podem ser realizados com ele, algo que muitos especialistas e profissionais conseguem fazer muitas vezes de maneiras impressionantes.

Neste ano, o Photoshop completa 25 anos de existência, contando em todo o seu portfólio com 18 versões. Obviamente, o software não teve início da mesma maneira que o conhecemos hoje. O Photoshop 1.0 era uma versão bem limitada em relação às versões mais recentes.

Para provar a tamanha diferença da primeira versão para o Photoshop de hoje, o estúdio CreativeLive pediu para que alguns designers, especialistas no software, utilizassem a versão mais antiga. O resultado foi bastante divertido e você pode conferir no vídeo abaixo, publicado no PetaPixel.

A interface do Photoshop 1.0 lembra muito a atual, diferenciando apenas quanto ao estilo do sistema operacional. Ainda que a barra de ferramentas atual possua mais recursos, ela continua ao lado da área destinada a edição de imagens, que por sinal ocupa a maior parte da tela.

O menu acima possui um número menor de funções, mostrando a diferença de limitação de recursos da primeira versão. O Photoshop 1.0 também não possuía camadas, algo que é fundamental para as edições nas versões mais recentes.

Os especialistas convidados pela CreativeLive bem que tentaram, mas depois de poucos minutos eles acabaram encontrando dificuldades para dar continuidade nas edições. Provavelmente porque muitas das funções não estavam mais lá. Com o programa era possível desfazer apenas uma ação e a prévia das alterações não era automática, visto que o usuário precisava clicar em "preview" para ver as alterações.

Os primeiros projetos para lançamento do Photoshop começaram em 1988, que chegou definitivamente ao mercado em 1990. Adobe criou uma linha do tempo bastante interessante sobre a história do software. Caso você queira conferir, basta clicar aqui.

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/video-photoshop-1-0/