Em quatro anos, Android superará Windows como sistema operacional mais utilizado

Por Redação | 25 de Outubro de 2012 às 11h13

O futuro do Windows parece não ser de grande hegemonia, como é hoje. O sistema operacional mais utilizado do mundo cederá as honras de primeiro colocado ao Android, do Google, em um período de aproximadamente 4 anos, segundo analistas da empresa de pesquisa Gartner. As informações são da Reuters.

Atualmente, os dados da Gartner mostram que existem apenas 608 milhões de dispositivos Android em uso no mundo, comparados com 1,5 bilhões de máquinas que utilizam o Windows como sistema operacional. No entanto, até 2016, a Gartner espera que estes números sofram uma alteração e os sistemas operacionais troquem de lugar no ranking, ficando o Android com 2,3 bilhões de dispositivos e o Windows logo atrás, com 2,28 bilhões.

O problema da plataforma móvel vs. PC

De acordo com o TechRadar, embora pareça incrível ver o Android lá no topo nos próximos quatro anos, o mais interessante foi que a Gartner resolveu opor um sistema móvel contra o Windows na briga pelo primeiro lugar. Mesmo com o lançamento iminente do Windows 8, que dará início a uma ampla gama de novos smartphones e tablets, o Windows ainda é considerado um sistema operacional voltado para desktops e notebooks.

Indiscutivelmente, os dispositivos primários de cada sistema servem a propósitos diferentes, permitindo a possibilidade de co-dominância, em que cada OS consegue obter sucesso sem competir pelo mesmo marketshare.

Entretanto, as informações da Gartner sugerem o oposto. A empresa de pesquisa observa que as vendas mundiais de PCs estão em declínio, registrando uma queda de 8 por cento nos últimos três meses, já que cada vez mais usuários estão aderindo aos smartphones e tablets como dispositivos de primeira escolha.

O Microsoft Surface e o Windows Phone 8 podem preencher essa lacuna, mas a gigante do software não apresenta um histórico ainda obscuro com plataformas móveis, principalmente com tablets. Isso não inspira confiança quando o assunto é competir com o já estabelecido e solidificado sistema operacional móvel Android.

A tecnologia é uma área em constante movimento, mas, fazer projeções de quatro anos é algo complicado. Há exatos quatro anos, no mês de outubro, o Android acabara de ser lançado com seus primeiros aparelhos, e o mercado mudou consideravelmente desde então.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.