Dropbox muda estrutura de links para resolver falha de segurança

Por Redação | 07 de Maio de 2014 às 09h17

Se você tem arquivos compartilhados com diversas pessoas pelo Dropbox, deve ter se deparado com problemas no acesso aos links no começo desta semana. Isso se deve a uma medida de segurança do próprio serviço de computação na nuvem, que teve que modificar sua estrutura de URLs após descobrir um falha que poderia dar acesso a documentos protegidos por terceiros que não estavam autorizados.

A questão é bastante simples e se trata de um detalhe que passou despercebido pelos desenvolvedores da plataforma, mas que pode acabar deixando muita gente insegura. Quando o usuário acessa um link a partir de um documento, as informações de referência ficam disponíveis para o webmaster do site, que consegue saber de onde aquele visitante veio. Seguindo esse caminho, porém, um curioso poderia acabar tendo acesso a arquivos fechados mesmo que não fosse autorizado a acessá-los.

Segundo o Dropbox, não existem circunstâncias registradas de acesso indevido a dados armazenados em seus sistemas. De qualquer maneira, a falha já está corrigida para todo documento novo, enquanto os antigos tiveram todos os links de compartilhamento desativados. A empresa pediu desculpas a seus usuários, solicitando que eles reautorizem os amigos a acessarem os dados de suas pastas.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.