Dropbox lança ferramenta colaborativa para Microsoft Office

Por Redação | 12 de Dezembro de 2014 às 12h36

O serviço de armazenamento de arquivos na nuvem Dropbox lançou nesta quinta-feira (11) o aguardado Project Harmony. Também conhecido por "Dropbox Badge", o recurso é um conjunto de ferramentas para aplicações colaborativas que trabalha em sincronia com o Microsoft Office para desktop. A novidade vem para incrementar o programa de adesão da versão corporativa Dropbox for Business.

"O objetivo é fazer o Dropbox o melhor lugar para finalizar um trabalho", disse Matt Holden, gerente de produto do Dropbox, ao Venture Beat. O Project Harmony já vinha sendo comentado desde abril, quando a companhia o descreveu como uma camada acima do Microsoft Office que permite às pessoas colaborar em tempo real no Word, Excel e PowerPoint.

O funcionamento é parecido com as notificações do messenger do Facebook: ao abrir algum documento do Office, o emblema "Dropbox Badge" aparece no canto da tela quando outros colegas de trabalho estão colaborando com o mesmo documento.

DROPBOX BADGE

Por exemplo, se alguém está vendo ou fazendo alterações, o Dropbox Badge avisa que isso está acontecendo e oferece opções de mudar a atual versão do documento para a nova, já com as mudanças. Também é possível retornar ao conteúdo original.

A funcionalidade atua de forma bastante intuitiva e, ao detectar o uso de algum dos softwares do Office, já aparece para informar as interações. Ela roda suavemente e não compromete o funcionamento da máquina, além de ser compatível com as versões 2007, 2010 e 2013 do Office e funcionar no Windows 7 e 8.x. Também há suporte para as versões 2011 e 2014 da suíte de aplicativos para o OS X 10.8, OS X 10.9 e OSX 10.10.

DROPBOX BADGE

Diferentemente do Google Docs e do Office Online, o Dropbox não permite que os documentos sejam alterados simultaneamente. Segundo Holden, a escolha por esse método se deu devido à constatação que a maioria dos profissionais costuma agir nesse fluxo de trabalho.

A escolha da versão para desktop do Microsoft Office também chama atenção e revela que o serviço não quis concorrer com as nuvens do Office Online e Google Docs. Aliás, segundo o Dropbox, a grande maioria das mais de 100 mil organizações corporativas que usam seus serviços é adepta do Office como ambiente primário de trabalho no dia-a-dia.

DROPBOX BADGE

Como o Dropbox também contabiliza mais de 35 bilhões de documentos do Office em seus arquivos, o Dropbox Badge surge com um futuro promissor. A novidade já está disponível para a versão corporativa do serviço e também deve ser ofertada para todos os consumidores no início de 2015.

Veja um vídeo de demonstração do novo recurso:

Fonte: http://venturebeat.com/2014/12/11/dropbox-launches-microsoft-office-collaboration-features-for-word-excel-and-powerpoint-on-windows-and-mac/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Venturebeat+%28VentureBeat%29

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!