Desenvolvedores têm infraestrutura para games gratuita oferecida por provedor

Publieditorial | 11.12.2014 às 15:42

O mercado de games está acelerando nos últimos tempos. E o mercado coreano, que concentra diversas empresas do segmento, é um dos maiores e mais dinâmicos de todo o mundo, empregando cerca de 100 mil pessoas atualmente. Para poder ter noção da grandiosidade do mercado de games na Coreia do Sul, em 2012 as receitas neste setor somavam US$ 6,4 bilhões, representando 26,4% do mercado mundial.

No ano passado, a APEX CNS, empresa de serviço de cloud e supercomputação, identificou um mercado para fornecer uma oferta consolidada para desenvolvedores de games interessados em destinar esforços na criação de aplicativos ao invés de se preocupar com a infraestrutura ou serviços de backend.

A companhia então lançou uma oferta de backend para gaming como serviço ("Gaming Backend-as-a-Service" ou GBaaS), chamada de APEX Platform. Por meio dela, a empresa consegue oferecer uma opção de one-stop-shop para que os desenvolvedores de games tenham uma infraestrutura e o suporte necessários para criarem e lançarem novos jogos com preços reduzidos.

A APEX Platform utiliza o Microsoft Azure, após desenvolver sua plataforma GBaaS baseada em Windows e Linux com o uso do Amazon Web Services. Com a mudança para o Azure, a empresa pode sustentar um modelo de startup com custo zero para novos desenvolvedores de games, além de oferecer um ambiente familiar para a plataforma GBaaS, desenvolvida utilizando Apache Tomcat e banco de dados diferente do SQL.

"Com o Microsoft Azure agora podemos oferecer aos desenvolvedores acesso imediato às tecnologias open source e de networking que eles precisam para criar jogos multi-player", afirma Vitor Ko, vice-presidente da APEX Platform. Ele ainda acrescenta que a "APEX Platform é desenvolvida sob medida para o desenvolvimento e gerenciamento de jogos, e está acessível sem custos a milhares de desenvolvedores graças à flexibilidade oferecida pela Microsoft – tanto através do suporte a diversas tecnologias no Azure, como através do programa BizSpark".

É possível conferir a história completa da plataforma APEX Platform através deste link (em inglês).

Fonte: http://www.porta25.com.br/2014/12/10/provedor-de-cloud-oferece-infraestrutura-de-games-como-servico-a-custo-zero-para-desenvolvedores/