Desenvolvedores têm infraestrutura para games gratuita oferecida por provedor

Publieditorial | 11 de Dezembro de 2014 às 15h42

O mercado de games está acelerando nos últimos tempos. E o mercado coreano, que concentra diversas empresas do segmento, é um dos maiores e mais dinâmicos de todo o mundo, empregando cerca de 100 mil pessoas atualmente. Para poder ter noção da grandiosidade do mercado de games na Coreia do Sul, em 2012 as receitas neste setor somavam US$ 6,4 bilhões, representando 26,4% do mercado mundial.

No ano passado, a APEX CNS, empresa de serviço de cloud e supercomputação, identificou um mercado para fornecer uma oferta consolidada para desenvolvedores de games interessados em destinar esforços na criação de aplicativos ao invés de se preocupar com a infraestrutura ou serviços de backend.

A companhia então lançou uma oferta de backend para gaming como serviço ("Gaming Backend-as-a-Service" ou GBaaS), chamada de APEX Platform. Por meio dela, a empresa consegue oferecer uma opção de one-stop-shop para que os desenvolvedores de games tenham uma infraestrutura e o suporte necessários para criarem e lançarem novos jogos com preços reduzidos.

A APEX Platform utiliza o Microsoft Azure, após desenvolver sua plataforma GBaaS baseada em Windows e Linux com o uso do Amazon Web Services. Com a mudança para o Azure, a empresa pode sustentar um modelo de startup com custo zero para novos desenvolvedores de games, além de oferecer um ambiente familiar para a plataforma GBaaS, desenvolvida utilizando Apache Tomcat e banco de dados diferente do SQL.

"Com o Microsoft Azure agora podemos oferecer aos desenvolvedores acesso imediato às tecnologias open source e de networking que eles precisam para criar jogos multi-player", afirma Vitor Ko, vice-presidente da APEX Platform. Ele ainda acrescenta que a "APEX Platform é desenvolvida sob medida para o desenvolvimento e gerenciamento de jogos, e está acessível sem custos a milhares de desenvolvedores graças à flexibilidade oferecida pela Microsoft – tanto através do suporte a diversas tecnologias no Azure, como através do programa BizSpark".

É possível conferir a história completa da plataforma APEX Platform através deste link (em inglês).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.