Conheça 10 planilhas que te ajudarão a gerenciar suas finanças

Por Redação

Muitas pessoas não têm a prática de serem organizadas financeiramente. Acabam gastando muito mais do que podem pagar e sempre ficam sem dinheiro antes do final do mês ou gastam tudo para quitar as dívidas e nunca sobra dinheiro para os momentos de lazer e diversão.

A Exame preparou uma lista com 10 planilhas, sites e aplicativos que podem te ajudar a manter o controle financeiro de forma mais eficiente. Elas servem para quem ainda curte o famoso Excel, mas também para aqueles que preferem fazer tudo pelo smartphone. Veja aqui com qual delas você mais se identifca.

1. Planilha do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)

A planilha do Idec é ideal para quem nunca fez um orçamento porque ela explica o que é receita líquida, despesas fixas e despesas variáveis e ensina como usá-la. Faça o download aqui.

2. Planilha da BM&FBovespa

Nesta planilha, o orçamento para todos os meses do ano estão reunidos em uma só aba do Excel. Além das abas padrão para receita e despesas, o usuário também vai encontrar um quadro de anotações para investimentos. O download pode ser feito aqui.

3. Planilha do consultor financeiro Beto Veiga

Essa planilha tem abas diferentes para cada mês e divide as despesas em grupos, por exemplo: despesas com moradia, transporte, escola, etc. Baixe aqui.

4. GuiaBolso

O GuiaBolso é online e gratuito. Ao informar suas receitas e despesas, ele classifica a situação do usuário em: Em apuros, No limite, Poupador ou Investidor. Oferece consultoria de profissionais da área financeira, além de dicas de como reduzir os gastos e pagar dívidas. Acesse aqui.

5. Dinheirama

O Dinheirama é uma ferramenta online disponível para Android e iOS. Ela é ideal para quem esquece de anotar os gastos. Basta fazer o upload dos extratos bancários que a ferramenta criará relatórios e gráficos a partir deles. O usuário não precisa se precupar com o preenchimento de campos.

Faça o download para Android aqui. Para baixar a versão para iOS clique aqui.

6. Finance

O Finance também é gratuito para iOS e Android. Ele é ideal para quem gosta de registrar os gastos em tempo real porque registra as compras através da leitura do código de barras. O app também notifica as contas a pagar.

A versão para Android pode ser baixada neste link. Para iOS, clique aqui.

7. Minhas Economias

Site que ajuda o usuário a se organizar financeiramente para realizar algum objetivo. O usuário insere o valor de algo que queira adquirir, como a compra de um carro ou de uma casa, e o sistema calcula quanto ele precisa juntar por mês a partir do valor que ganha, subtraindo o que gasta mensalmente. Também é disponível para Android e iOS.

Acesse o site neste link.

8. Organizze

Aplicativo disponível apenas para iOS e pode ser gratuito ou pago. A versão gratuita resgistra apenas os dados básicos de receitas e despesas. Oferece também um resumo do orçamento. Já versão paga, que custa R$ 7,90 mensais, é mais completa e oferece, por exemplo, seções dedicadas a metas e relatórios mais detalhados. Faça o download clicando aqui.

9. MoneyWise

O MoneyWise é um aplicativo gratuito e disponível apenas para Android. Ele permite que o usuário personalize suas planilhas, nomeando as categorias de gastos e escolhendo como visualizar os orçamentos. Também permite fazer backup para o cartão de memória ou para o Dropbox. O app pode ser baixado aqui.

10. Orçamento Inteligente

Aplicativo para iOS gratuito apenas nas 30 primeiras transações. Ele permite compartilhar o orçamento com toda a família – basta que os aparelhos estejam sincronizados. Pode ser baixado aqui.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.