Conheça 10 extensões do Firefox que tornarão seu dia a dia mais produtivo

Por Sérgio Oliveira

Este é um fato inegável: o advento da internet mudou profundamente a forma como trabalhamos e produzimos. Se antes nossos computadores eram estações de trabalho capazes de aumentar nossa produtividade, agora o propósito deles se confunde à medida que vemos cada vez mais vídeos de gatos tecladistas em meio às responsabilidades.

Distrair-se durante o horário do expediente é uma das coisas mais fáceis do mundo e nem sempre conseguimos nos concentrar ou nos organizarmos da maneira que deviamos. Mesmo assim, se soubermos aproveitar os inúmeros recursos à nossa disposição, podemos mudar esse cenário e fazê-lo nos favorecer. Neste sentido, as extensões dos navegadores surgem de maneira atrativa para nos fazer alcançar esse objetivo.

Se você é adepto do Mozilla Firefox, então estas 10 dicas de extensões lhe ajudarão. Confira:

10. The Fox, Only Better

Há quem ache que a experiência de navegação na web seria muito melhor se as barras do Firefox não ocupassem tanto espaço na tela. A situação se agrava principalmente para aqueles que possuem inúmeras barras e add-ons instalados que acabam poluindo o visual da página. Se você é uma dessas pessoas, o The Fox, Only Better pode ser interessante.

Basicamente esta extensão não acrescenta nenhuma funcionalidade extra ao navegador, mas redefine o design, deixando-o com um aspecto extremamente minimalista. As barras, por exemplo, são todas comprimidas para uma só que é posicionada no topo da tela. A ideia, claro, é otimizar a visibilidade da página ao despoluir a interface do navegador.

A The Fox, Only Better aglomera todas as barras em uma só para dar um ar mais clean ao Firefox e favorecer a visualização do conteúdo da página web

A The Fox, Only Better aglomera todas as barras em uma só para dar um ar mais clean ao Firefox e favorecer a visualização do conteúdo da página web (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

9. Tab Mix Plus

Quem nunca fechou uma aba acidentalmente e teve dificuldades para recuperá-la a partir do histórico de navegação que atire a primeira pedra!

Quem já passou por esse perrengue certamente vai adorar o Tab Mix Plus, que não só permite recuperar de maneira rápida e fácil as abas fechadas, como também janelas. Além desse recurso, que de longe é o mais prático, a extensão também permite gerenciar as sessões ativas em vários sites, o foco das abas e outras funções. Vale a pena testar para não se irritar mais com aquela aba fechada sem querer.

Já perdeu um artigo que estava lendo por acidentalmente fechar a aba do Firefox? O Tab Mix Plus recupera ela para você

Já perdeu um artigo que estava lendo por acidentalmente fechar a aba do Firefox? O Tab Mix Plus a recupera para você (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

8. Interclue

Já recebeu uma mensagem no Facebook ou um e-mail com um link duvidoso e ficou receoso de clicar nele para ver o que há por trás da URL? O Interclue pode ajudar com isso.

Com ele instalado, basta passar o mouse por cima de um hiperlink para ter uma ideia do que aquele endereço reserva. Praticamente todo o conteúdo da página é exibido numa espécie de pop-up incorporada ao navegador para ajudar o usuário a decidir se deve clicar no link ou não. Uma mão na roda!

O Interclue não só oferece a possibilidade de dar uma espiada no que tem em um link, como também assistir aos vídeos do YouTube on the fly, sem ter que sair da sua página atual

O Interclue não só oferece a possibilidade de dar uma espiada no que tem em um link, como também dá a informação se o link é seguro e outras informações estatísticas sobre ele (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

7. ReminderFox

Se você é esquecido e acha o calendário do Outlook uma maravilha por lembrar e alertar sempre que um compromisso se aproxima, mas odeia ficar com o software aberto o tempo inteiro para que esta função funcione, o ReminderFox é para você.

A extensão se incorpora ao Firefox e oferece a possibilidade de não apenas criar alertas e agendá-los num calendário, como também criar listas de pendências personalizadas. O funcionamento é bastante simples e tudo acontece no navegador.

Experimente centralizar tudo no ReminderFox importando os seus compromissos e alertas do Google Agenda.

Para os mais esquecidos, o ReminderFox traz calendário, alertas e listas do que fazer para dentro do navegador

Para os mais esquecidos, o ReminderFox traz calendário, alertas e listas do que fazer para dentro do navegador (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

6. LeechBlock

Tem um importante relatório para finalizar mas mesmo assim não consegue controlar o vício de checar suas notificações no Facebook ou Twitter? O LeechBlock está aqui para te ajudar.

Nele você define em quais sites você é viciado e ele tratará de bloqueá-los num intervalo de tempo determinado. É uma ferramenta extremamente simples de se usar e que lhe ajudará a conter sua compulsividade.

Não consegue terminar aquele relatório que seu chefe pediu por causa do vício no Facebook? O LeechBlock te dá uma forcinha e bloqueia o acesso a sites viciantes no horário do expediente

Não consegue terminar aquele relatório que seu chefe pediu por causa do vício no Facebook? O LeechBlock te dá uma forcinha e bloqueia o acesso a sites viciantes no horário do expediente (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

5. Mind the Time

O Mind the Time tem basicamente o mesmo propósito do LeechBlock, contudo, ao invés de bloquear o acesso aos sites especificados, ele estipula quanto tempo você pode permanecer neles por dia, por semana ou por mês.

O mais interessante dessa extensão é que ela acaba encorajando o usuário a utilizar seu tempo livre da maneira mais inteligente e útil possível. Afinal de contas, quem é que vai ficar zanzando no Facebook quando sabe que o tempo é contado?

Parecido com o LeechBlock, o Mind the Time é mais interessante por controlar o tempo que você pode permanecer em sites

Parecido com o LeechBlock, o Mind the Time é mais interessante por controlar o tempo que você pode permanecer em sites "indesejados" e mostrar um gráfico de quanto tempo falta para você extrapolar o limite (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

4. Tile View

Quem trabalha conectado à Internet o tempo inteiro e com o navegador aberto sabe o sofrimento que é por ordem na imensa quantidade de abas abertas. E é aí que o Tile View aparece como uma mão na roda.

Ao instalar e ativá-la no seu Firefox, essa extensão reservará uma aba específica do navegador para organizar todas as suas abas abertas num lugar só. Dessa forma é possível não só ter uma noção do que está aberto, como também trabalhar ali mesmo.

Experimente ajustar as configurações para trabalhar com duas ou três abas numa janela só. Isso pode ajudar a ganhar alguns vários minutos do seu dia.

Se você trabalha com 3 ou mais abas abertas, o Tile View pode juntá-las numa janela só para você poupar o tempo que gasta alternando entre elas

Se você trabalha com 3 ou mais abas abertas, o Tile View pode juntá-las numa janela só para você poupar o tempo que gasta alternando entre elas (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

3. Wired-Marker

Tem gente que adora ler e marcar as passagens mais importantes de um texto com o grifador. É compulsivo! Se você é uma dessas pessoas, provavelmente deve sentir falta disso na Internet, certo? E é aí que o Wired-Marker entra em cena.

Essa pequena extensão não só o deixa escolher a cor do grifador, como também armazena todas as passagens destacadas por você para que, quando acessar o texto no futuro, elas estejam ali. É tão bacana que quase dá para sentir o cheirinho e o barulho do grifador riscando o papel.

Leu um artigo na Wikipedia e achou alguns trechos relevantes para a sua pesquisa? Então grife-os com o Wired-Mark e os tenha salvo para acessos futuros

Leu um artigo na Wikipedia e achou alguns trechos relevantes para a sua pesquisa? Então grife-os com o Wired-Mark e os tenha salvos para acessos futuros (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

2. Screengrab

Hoje um dos recursos mais utilizados por quem trabalha com Tecnologia da Informação é fazer capturas de tela para fins diversos. Há quem as use para ensinar algo para um amigo, ou apenas para mostrar como um projeto web está ficando. Contudo, capturar a imagem de uma página inteira às vezes pode dar bastante trabalho. Toda essa trabalheira some ao instalar o Screengrab.

Com ele, basta um clique com o botão direito do mouse na página web para fazer a captura da página inteira – e não apenas da porção visível. Outro recurso interessante é que a extensão dispensa o salvamento da captura num arquivo de imagem, colocando-a diretamente na área de transferência do sistema operacional para que o usuário possa colá-la diretamente no corpo de um e-mail, por exemplo.

Com o Screengrab o processo de capturar imagens de páginas inteiras é facilitado e resumido a apenas dois cliques

Com o Screengrab o processo de capturar imagens de páginas inteiras é facilitado e resumido a apenas dois cliques (Imagem: Screenshot/Sergio Oliveira)

1. Lazarus

Nós do Canaltech amamos o Lazarus, principalmente quando o Firefox resolver travar justamente quando estamos terminando de escrever uma matéria longa como esta. E aí você se pergunta: por quê? Simplesmente porque quando isso acontece nós podemos perder todo o texto.

Se você já passou por esse sufoco e não tinha o texto guardado em outro lugar, então o Lazarus poderá lhe ajudar a poupar horas e mais horas de dor de cabeça. Isso porque ele mantém um backup de tudo o que é digitado no navegador. E aí quando o Firefox trava e você perde tudo, o Lazarus entra em ação oferecendo aquele backup salvador da pátria.

O Lazarus recupera todos os dados de formulários preenchidos por você antes do Firefox travar e entrar em colapso. Ao abrir o navegador depois da pane, tudo o que foi escrito aparece no Lazarus para você, direto do mundo dos mortos

O Lazarus recupera todos os dados de formulários preenchidos por você antes do Firefox travar e entrar em colapso. Ao abrir o navegador depois da pane, tudo o que foi escrito aparece no Lazarus para você, direto do mundo dos mortos (Imagem: Reprodução)

Leia também: Conheça 10 extensões do Google Chrome que tornarão seu dia a dia mais produtivo

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.