Como o Visual Studio ajuda na criação multiplataforma de apps e em cloud

Publieditorial | 13 de Junho de 2014 às 15h07

Grande parte dos desenvolvedores de toda a indústria volta seus esforços para a criação de aplicativos mobile baseados em cloud. Parte desse desevolvimento é graças à tendência do Bring Your Own Device (BYOD), que permite aos funcionários levar os próprios dispositivos para o ambiente empresarial. A estratégia, além de oferecer maior mobilidade aos profissionais, garante mais autonomia na produção de novos projetos e sua interoperabilidade (comunicação de plataformas diferentes entre si).

A Microsoft tem dado suporte especial nesse segmento por meio do Visual Studio. Com mais de 5 milhões de downloads desde o RTM, no fim do ano passado, a última versão do programa se tornou a adotada mais rapidamente de toda a história do Visual Studio. A ferramenta permite que os desenvolvedores criem diariamente novas aplicações para dispositivos móveis baseados na tecnologia de sua preferência – seja ela .NET, C++ ou JavaScript.

Em maio deste ano, a Microsoft lançou o Visual Studio Update 2, uma atualização que traz uma série de novos recursos para facilitar o desenvolvimento de serviços cross-plataform e em nuvem. Além disso, foi lançado um conjunto de ferramentas de suporte do Visual Studio para a plataforma open source Apache Cordova, utilizada para a criação de aplicações móveis híbridas usando HTML, CSS e JavaScript. E olha que essas são apenas algumas das novidades do Visual Studio Update 2.

"O desenvolvimento 'Mobile-first, cloud-first' está mudando a maneira como os desenvolvedores pensam sobre as aplicações que eles entregam", explica Vinícius Souza, da Microsoft Brasil. "Ampliar a incrível produtividade do Visual Studio para múltiplos dispositivos significa uma excelente oportunidade para que os desenvolvedores criem aplicativos relevantes focando em múltiplas plataformas móveis. E os amplos investimentos que a Microsoft está fazendo em .NET vêm ao encontro de um dos melhores momentos da história para o ecossistema .NET como plataforma que suporta a criação de solução do mobile à nuvem.

S. Somasegar, vice-presidente corporativo da divisão de desenvolvedores da Microsoft, detalha neste post (em inglês) todas as novidades do segundo update do Visual Studio 2013 e como cada uma delas vai facilitar a produção de apps móveis em cloud e multiplataformas.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!