Como fazer um GIF animado no Photoshop

Por Michel Marechal

Os GIFs são velhos conhecidos da internet, mas mesmo assim, ainda são uma das melhores maneiras de criar imagens animadas divertidas para colocar nas redes sociais. Particularmente, os brasileiros são conhecidos por gostarem muito desse tipo de imagem, que costumava estar em todas as comunidades do finado Orkut. Felizmente, para dar continuidade à moda dos GIFs, o Facebook decidiu liberar seu uso em comentários e nas linhas do tempo. Mas, para que essa história fique ainda mais legal, é preciso aprender a criar o seu próprio.

Mesmo que existam várias ferramentas na internet que façam a conversão de vídeos em GIFs automaticamente, você pode preferir criá-los com suas próprias mãos. Para isso, basta ter o Photoshop instalado no seu computador e alguns minutos livres no seu dia.

A seguir, veja como é simples a transformação, que exige apenas uma ferramenta do programa e algumas mudanças para tornar a imagem leve o suficiente para rodar sem engasgos em qualquer lugar.

Criando o GIF

Para começar, escolha um vídeo que você goste. Como a intenção é criar um GIF, pouco importa a qualidade dele, já que vamos ter que reduzi-la para que ele seja rápido. Em seguida, abra o Photoshop e clique em "File". Selecione "Import" e depois "Video frames to layers". Selecione o vídeo que deseja converter para GIF.

GIF animado no Photoshop

Depois disso, o Photoshop abrirá uma janela com algumas opções para ajustar as quadros do vídeo. Se desejar transformar todo o conteúdo em GIF (ele precisa ser curto para funcionar), marque a opção "From Beginning To End"; se optar por cortar apenas um trecho, arraste o ponteiro da linha do tempo até o ponto desejado e marque a segunda caixa.

Com o vídeo já divido em camadas, acesse "File". Clique em "Save for Web" para abrir as opções de exportação do GIF. As configurações podem variar de acordo com a qualidade desejada, mas, para um GIF leve, deixe-as da seguinte maneira:

Colors: 128

Lossy: 10%

Image Size: 500 de largura

GIF animado no Photoshop

Clique em "Save" para exportar o seu GIF e ele estará pronto para se tornar um viral!

Fonte: http://www.digitaltrends.com/how-to-videos/make-animated-gif-photoshop/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!