Como SSDs e memórias de alto desempenho podem melhorar a performance da máquina

Publieditorial

* Publieditorial

Alguns dizem que os desktops perderam a sua utilidade e foram substituídos por notebooks, Ultrabooks e tablets para a maioria das tarefas. Verdade? Bem, depende da forma como analisamos a palavra "utilidade" na frase anterior, pois certamente não precisamos de um PC de mesa para escrever um texto, fazer pesquisas e até rodar algum game casual, mas espaço para modelos de alto desempenho é o que não falta.

Memórias Comuns

Estamos falando de PCs voltados para trabalhar com vídeos em alta definição e rodar games de última geração. Essas tarefas, meu caro, Ultrabooks e tablets ainda não fazem e estão longe de fazer. É necessário ter configurações com processadores de alto desempenho, placa (ou placas) de vídeo com milhares de núcleos e placas-mãe que custam o preço de um iPad mais recente. É disso que estamos falando.

Disco rígido comum

Especificações potentes assim merecem memórias de última geração e discos SSD de alto desempenho, e vamos ver que esses dois componentes combinados são capazes de melhorar significativamente a performance geral da máquina. Não adianta investir uma boa grana em CPU, GPU e placa-mãe se o armazenamento fica por conta de um disco rígido comum e memória de entrada, certo?

Kingston HyperX SSD

Para nossa comparação, utilizaremos memórias convencionais, dessas que são facilmente encontradas por aí, e um disco rígido comum. Rodaremos uma série de benchmarks sintéticos e anotaremos os números. Em seguida, trocaremos o disco rígido por um SSD Kingston HyperX para gamers e memória HyperX Beast e compararemos os resultados. Será que os números vão variar tanto assim ou não irão fazer tanta diferença?

Kingston HyperX Beast

Pode parecer uma pergunta retórica, mas muitos gamers e entusiastas preferem comprar HDs de maior capacidade ao invés de SSDs, além de não ligar tanto para a memória RAM, já que o processamento gráfico utiliza a memória da GPU, certo? Fique ligado no Ultra Downloads que nos próximos dias publicaremos um vídeo mostrando a diferença entre um e outro, acabando com essa dúvida de uma vez por todas. Até lá!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.