Chips ARM de 20 nm podem ser lançados em 2013

Por Ultradownloads | 04 de Junho de 2012 às 14h50
Snapdragon S4

A ARM, empresa por trás das especificações de SoCs que equipam nossos smartphones e tablets, anunciou que a partir de 2013 serão lançados modelos com litografia de 20 nm, contra os 28 nm atuais. Se confirmado, os componentes desta nova safra serão ainda menores do que a série Ivy Bridge, terceira geração de processadores Intel.

Diminuir o tamanho dos componentes permite um melhor poder de processamento e melhor eficiência energética, características que tornam os SoCs ainda mais atrativos para o mercado mobile. Embora ainda não tenham sido divulgadas as especificações desses novos chips, podemos esperar modelos dual-core e quad-core baseados nos Cortex-A15.

A transição das técnicas de fabricação, antes prevista para o final deste ano, não aconteceu por conta do próprio sucesso dos modelos atuais, onde empresas como a Qualcomm, primeira a lançar chips de 28 nm, ainda têm problemas para adaptar a sua linha de produção para atender a demanda atual de smartphones. O Snapdragon S4 foi o primeiro processador lançado com a técnica atual, e estimativas afirmam que esses chips dominarão o mercado em 2013. 2014 parece uma data mais confortável para começarmos a ver modelos de 20 nm.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!