Chips ARM de 20 nm podem ser lançados em 2013

Chips ARM de 20 nm podem ser lançados em 2013

Por Ultradownloads | 04 de Junho de 2012 às 14h50
Snapdragon S4

A ARM, empresa por trás das especificações de SoCs que equipam nossos smartphones e tablets, anunciou que a partir de 2013 serão lançados modelos com litografia de 20 nm, contra os 28 nm atuais. Se confirmado, os componentes desta nova safra serão ainda menores do que a série Ivy Bridge, terceira geração de processadores Intel.

Diminuir o tamanho dos componentes permite um melhor poder de processamento e melhor eficiência energética, características que tornam os SoCs ainda mais atrativos para o mercado mobile. Embora ainda não tenham sido divulgadas as especificações desses novos chips, podemos esperar modelos dual-core e quad-core baseados nos Cortex-A15.

A transição das técnicas de fabricação, antes prevista para o final deste ano, não aconteceu por conta do próprio sucesso dos modelos atuais, onde empresas como a Qualcomm, primeira a lançar chips de 28 nm, ainda têm problemas para adaptar a sua linha de produção para atender a demanda atual de smartphones. O Snapdragon S4 foi o primeiro processador lançado com a técnica atual, e estimativas afirmam que esses chips dominarão o mercado em 2013. 2014 parece uma data mais confortável para começarmos a ver modelos de 20 nm.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.