Canonical lança Ubuntu para tablets com recurso multitarefa

Por Redação | 19.02.2013 às 14:56

Depois de liberar um teaser e um cronômetro em seu site oficial, a Canonical apresentou oficialmente nesta terça-feira (19) a versão para tablets do seu software baseado em Linux, o Ubuntu. O Ubuntu para tablets mantém as mesmas características da interface de sua versão para desktop e traz recursos como o multitarefas, permitindo que os usuários utilizem mais de uma aplicação ao mesmo tempo.

Segundo a revista Forbes, o Ubuntu para tablets possui a mesma ferramenta de controle de gestos presente em sua versão para smartphones e coloca a sua fabricante em um novo mercado, o dos dispositivos móveis. Especialistas afirmam que o fator mais interessante do lançamento da Canonical é sua capacidade de convergência, ou seja, o Ubuntu se tornou um sistema operacional capaz de operar em diversos equipamentos como computadores, TVs, smartphones e tablets.

O novo sistema para tablets permite que os usuários utilizem mais de um aplicativo ao mesmo tempo, enquanto, por exemplo, realizam uma chamada em vídeo. Outra novidade é o suporte para mais de um usuário, garantindo que mais pessoas utilizem o mesmo dispositivo sem acessar os dados dos outros usuários. O OS também traz a função 'modo hóspede', garantindo que o usuário empreste seu dispositivo para outra pessoa com segurança e privacidade.

Ubuntu para tablets

Foto: Divulgação

A interface do usuário do Ubuntu para tablets garante que a pessoa navegue por toda a tela sensível ao toque, utilizando os quatro cantos, e o sistema é ideal para hardwares que não são equipados com botões físicos – a empresa garante que todos os recursos do aparelho localizados na tela inicial estarão disponíveis para o usuário com apenas uma leve 'batidinha' no display. O canto esquerdo da tela também armazena os aplicativos mais acessados e marcados como favoritos pelos usuários, tornando ainda mais simples o seu acesso.

O Ubuntu para tablets conta com aplicativos nativos do Facebook, Twitter, Gmail, Google Maps, Spotify entre outros, e a Canonical afirma que os desenvolvedores também poderão fazer com que seus sites sejam instalados no tablet como um aplicativo. Os desenvolvedores Android e BlackBerry não encontrarão problemas para transformar suas aplicações para que fiquem compatíveis com o novo OS.

A Canonical ainda não anunciou nenhuma parceria com produtores de hardware para o lançamento do Ubuntu para tablets, indicando apenas que o sistema terá suporte para aparelhos com telas que variam de 6 a 20 polegadas. O download do software estará disponível a partir da próxima quinta-feira (21), podendo ser instalado em aparelhos como os tablets Nexus 7 e Nexus 10, e smartphones Nexus 4 e Galaxy Nexus.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo, em inglês, do Ubuntu para tablets: