Brasil contará com infraestrutura local do Windows Azure a partir de 2014

Por Redação | 05 de Dezembro de 2013 às 14h10

Disponível no Brasil desde 2010, o Windows Azure passará a oferecer infraestrutura local às empresas brasileiras e latino-americanas a partir do primeiro semestre de 2014. O anúncio foi feito ontem (04) pela Microsoft em um evento que aconteceu na cidade de São Paulo.

Com isso, todos os dados de clientes nacionais e da América Latina armazenados no serviço de computação na nuvem da empresa passarão para servidores instalados no Brasil, mais especificamente em uma cidade do interior paulista cujo nome não foi revelado. Todo o equipamento e operação serão de responsabilidade da Microsoft, mas o edifício será alugado. Apesar disso, Mariano de Beer, presidente da Microsoft no Brasil, afirmou que este não será um empecilho para o aumento de capacidade.

A instalação dos servidores no país deve melhorar consideravelmente a questão de latência que antes existia pelos arquivos estarem armazenados nos Estados Unidos e em outros países fora da América Latina. Segundo estimativa da Microsoft, a velocidade de acesso deve aumentar em até 20 vezes.

O Azure deve receber investimentos globais da cifra de US$ 1 bilhão. Uma boa parte dessa quantia – que ainda não foi divulgada – deve ser destinada à nova frente de operações no Brasil. O que se sabe, no entanto, é que essa deve ser apenas a primeira de muitas investidas da empresa com o serviço aqui, já que, durante o evento, foi falado apenas em "data centers no sul do Brasil". "Dissemos que trata-se de uma operação no 'sul do Brasil' de propósito. Fiquem ligados", discursou o gerente geral do Azure, Steve Martin.

Sobre o Windows Azure

O Windows Azure é uma plataforma de computação na nuvem que oferece suporte a máquinas virtuais Windows e Linux, com SQL Server, Hadoop e estruturas abertas, como Wordpress, Joomla e Drupal. Sua utilização é indicada para construção de serviços e aplicativos que pedem alta flexibilidade, escalabilidade e segurança.

De acordo com a Microsoft, no Brasil, o serviço já conta com mais de 3,5 mil clientes de todos os tipos, de pessoas físicas a grandes corporações, que usam sua infraestrutura para os mais variados fins. Se você quiser se juntar a eles, basta acessar este link e começar a desenvolver gratuitamente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.