Aprenda a automatizar tarefas no seu PC e tire o máximo do tempo ocioso dele

Por Caroline Hecke

Quem passa o dia todo fora de casa sem usar o computador pessoal nem imagina quanto potencial é desperdiçado ao deixar o equipamento desligado ou ocioso sem executar qualquer ferramenta.

Se você quiser aprender a usar o seu computador a seu favor, mesmo quando não estiver perto dele, saiba que existem várias maneiras de automatizar várias atividades para otimizar o uso dele e aumentar a sua produtividade. Confira as dicas abaixo.

Envie e organize arquivos na nuvem ou publique imagens automaticamente

Se você quer ter um backup de arquivos importantes na nuvem, essa pode ser uma boa alternativa: deixar que seu computador realize a tarefa, que pode ser bastante demorada, sem a sua ajuda.

É possível programar as ações com a soma de dois softwares: o sistema de gerenciamento de seu serviço na nuvem (Dropbox ou Google Drive, por exemplo) e um programa chamado Limagito FileMover.

filemover

O Limagito é capaz de identificar arquivos assim que você conecta um celular ou câmera no computador e enviá-los para as pastas determinadas conforme suas extensões. Se você instalou programas como o gerenciador do Dropbox, esse processo pode ser feito na pasta do sistema criada para a sincronização. Assim que o Limagito copiar os arquivos para os diretórios, eles serão atualizados automaticamente na nuvem.

Depois disso, você ainda pode realizar ações específicas com os documentos usando o Dropbox Automator. Com ele, é possível, por exemplo, encriptar documentos, converter textos em PDF e até fazer o upload automático para suas contas do Facebook ou Flickr.

Ou seja: com esses programas, você pode ter suas fotos das férias enviadas automaticamente ao Facebook somente ao conectar sua câmera ao computador.

Faça o download de torrents automaticamente

Para isso, você precisará usar serviços de torrent que contem com RSS e ter o uTorrent instalado em sua máquina. Abra o uTorrent e selecione a opção “Feeds”. Insira o endereço de feed do seu site preferido e marque “Do not automatically download all items”.

utorrent

Então, abra o menu “Options” e escolha a opção “RSS Downloader”. Lá você poderá criar filtros do tipo de conteúdo que deseja baixar. Assim, o sistema não vai usar sua conexão para o download de conteúdo inútil.

Automatizando tarefas de todos os tipos

Se nada disso satisfaz suas necessidades, o Actions é a pedida certa para a sua máquina. O programa, que funciona tanto no Mac quanto no PC, faz tarefas repetitivas que você pode deixar de fazer manualmente.

É possível, por exemplo, redimensionar e aplicar filtros a uma série de imagens predeterminadas, sem precisar ficar preso ao computador. Você não precisa saber uma linha de programação para isso, basta determinar as ações dentro do programa e pronto.

O Actions também permite enviar e gerenciar pastas, e-mails, textos e até mesmo ações em páginas da web. Você pode executar o Actions por meio do Java no seu navegador ou fazer o download do programa completo aqui.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!