Aplicativo permite aos pais acompanhar desempenho escolar dos filhos

Por Redação | 20 de Fevereiro de 2014 às 10h15

Diários de classes, reunião de pais e mestres e bilhetes para os pais podem virar passado daqui a alguns anos. Com o avanço da tecnologia, a cada dia novas soluções vem surgindo para aprimorar e otimizar o gerenciamento da vida dos alunos nas escolas. Apesar de ser um dos pilares do desenvolvimento do país e base da vida de cada indivíduo, as escolas normalmente não acompanham o ritmo do avanço da tecnologia e demoram a se adaptarem às novas facilidades que ela traz.

Com isso em mente, diversas empresas desenvolvem soluções para gerenciamento de alunos e uma das principais é a Prima com sua linha de softwares SophiA, capaz de gerenciar desde os horários das aulas até as notas dos alunos. Apesar de uma linha consolidada de soluções, a empresa sentia que faltava algo importante que ainda precisava ser feito: o acesso via dispositivos móveis. Agora a solução chegou.

Um novo app desenvolvido pela Prima promete facilitar a vida de pais e mães decididos a acompanhar e participar mais do dia a dia da escola dos filhos. Na palma de suas mãos, eles têm uma ferramenta que recebe avisos, acompanha o calendário de eventos da instituição de ensino e verifica notas de provas e o boletim do filho estudante. O app foi criado pela empresa em parceria com a CRE8, responsável pelo desenvolvimento e customização dele.

O aplicativo integra a linha de softwares SophiA, que já é usada por centenas de escolas de todo o país. "A interface pode ser adaptada para cada instituição. Mas, em geral, ela é de uso bastante simples, com acesso rápido a diferentes informações", explica o gerente de produto da CRE8, Gustavo Jota. Com poucos cliques, por exemplo, o pai pode verificar o calendário de reuniões da instituição e, em seguida, acompanhar as ocorrências disciplinares do filho. A ferramenta também pode ser usada em universidades, facilitando o contato aluno – instituição.

Como uma das diretrizes de desenvolvimento, a CRE8 levou em consideração a grande variedade de potenciais usuários – e a ausência de conhecimento prévio dos equipamentos mobile desses indivíduos. "Optamos pelo uso da plataforma de desenvolvimento de aplicativos mobile (MEAP), que garante mais agilidade na criação, menores custos e, principalmente, a possibilidade de oferta facilitada de aplicativos que funcionam com os diferentes sistemas operacionais disponíveis no mercado. Ou seja: o aplicativo 'roda' em um smartphone ou tablet Android, iOS, entre outros", explica Jota.

O aplicativo recém-lançado já está sendo usado pelas escolas Anglo Cassiano Ricardo e Associação Educacional Esfera, ambas em São José dos Campos, na grande São Paulo. "Há um consenso sobre a importância da participação dos pais no dia a dia da escola e esse aplicativo é uma ferramenta importante para facilitar essa aproximação, benéfica para as instituições de ensino, os estudantes e as famílias", diz Walter Saliba, da Prima.

A tecnologia tem muito a oferecer para a melhoria do ensino nas escolas e a praticidade de um aplicativo que permite aos pais acompanharem o andamento dos filhos é fenomenal. Porém, para que a adoção de soluções como essa seja maior, antes é preciso quebrar a barreira da falta de informação ainda existente em muitas escolas, principalmente naquelas localizadas fora dos grandes centros urbanos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.