7 Maneiras muito simples para fazer o seu computador funcionar como novo

Por Dimitri Pereira

Você troca o óleo do seu carro a cada 10 mil quilômetros rodados, vai ao médico para fazer um checkup uma vez ao ano, faz uma limpeza nos dentes a cada seis meses e no mês de abril faz a declaração do imposto de renda, não é verdade? Ou deveria, não é mesmo?

Então, se você tem responsabilidade em todos esses aspectos da sua vida, por que não fazer o mesmo com o seu computador também?

Da forma que as coisas acontecem hoje em dia, cada vez somos mais dependentes de uma vida virtual e dos nossos computadores, smartphones e tablets. Se um desses dispositivos simplesmente parar de funcionar pode nos dar uma baita dor de cabeça, por isso é importante sempre fazer um 'checkup" em nossos aparelhos a fim de não sofrer uma "desordem digital".

Valeri Hall Little, proprietário da Intandem, uma empresa de consultoria em produtividade com sede em Toronto diz que "nós não podemos vê-lo (o problema), e se nós não podemos vê-lo, e nem senti-lo, nós não saberemos que ele está lá". Por isso, ele aconselha a todos a darem aos seus dispositivos uma atenção especial, como um "checkup" anual para garantir um bom funcionamento.

Confira então a seguir 7 dicas do especialista.

1. Uma dica de 5 minutos

Se você está sobrecarregado e só tem alguns minutos disponíveis, comece pelos pontos mais fáceis de resolver em seu computador. Para começar, limpe o desktop do seu sistema. "O ambiente de trabalho não é uma área de armazenamento", diz Little.

Ao organizar ou eliminar os arquivos, você já começa a sentir menos sobrecarregado. Avançar para outras áreas fáceis de limpar, como esvaziar a sua lixeira e limpar os seus documentos e pastas de download são os passos seguintes.

2. Elimine alguns aplicativos

Nosso mundo se tornou sufocado com o excesso de aplicativos criados a cada dia. De acordo com Little, a regra 80-20 se aplica muito bem a esses programas. "Nós usamos 20% dos nossos aplicativos 80% do nosso tempo". Ou seja, se você não tiver usado um programa ao longo do último ano, ele recomenda que você o exclua do seu sistema.

É claro que cada aplicativo deve ser avaliado individualmente, porém, não deixe que programas sem importância lotem a sua máquina. O software que veio junto com um dispositivo seu, como o bloco de notas por exemplo, é inútil, se você realmente nunca o usou.

O mesmo se aplica a smartphones e tablets.

3. Livre-se do lixo real

Se você tem uma gaveta ou caixa cheia de telefones antigos e cabos, coisas que você não usa mais, agora é o momento para descarregá-los. "Eu sou um grande defensor da reciclagem de eletrônicos", diz Little, que recomenda pegar os dispositivos sem uso, assim como os cabos e deixá-los em qualquer loja de eletrônicos que possua uma caixa de reciclagem ou diretamente em um programa de reciclagem da sua cidade.

Para o "ninho de ratos" que permanecer, o melhor é etiquetar os cabos, que não só trará paz de espírito quando precisar de procurar por algo, como vai garantir que você não irá perdê-los.

4. Não tema por suas fotos

Desde que os smartphones foram inventados, as fotos digitais se tornaram algo tão grandioso que acaba por asfixiar o seu computador até a morte. Cada selfie e cada pôr do sol ocupam pelo menos 3,5 MB de espaço em seu sistema, se você as armazena em seu PC ou na nuvem. E ao mesmo tempo que muitos serviços online lhe dão mais espaço para armazenamento que você jamais poderá usar, o desafio é de eventualmente achar o grande momento para fazer a sua foto, quando você realmente precisa.

Little recomenda que você organize as suas imagens continuamente, e não uma vez por ano. E se você usar um programa de desktop como o iPhoto da Apple ou um serviço de nuvem como o Google Photo, certifique-se de usar recursos de marcação, como reconhecimento facial e dados de localização GPS, pois isso tornará a procura posterior muito mais fácil.

Mas se você precisar de um lembrete anual para manter as suas fotos organizadas, Little recomenda fazer um álbum de fim de ano com as suas melhores fotos e memórias favoritas. Isso não só forçará você a organizá-lo em um álbum fácil de encontrar mais tarde, como também onde você terá uma grande lembrança física.

5. Limpe as suas redes sociais

Reduzir gradualmente sua lista de amigos uma vez por ano é uma boa maneira de se certificar que só estará recebendo informações mais úteis em seu feed de notícias. Contatos de pessoas que estudaram com você na sétima série e que você nunca mais falou, exclua! Uma página que você curtiu para participar de uma promoção, adeus! Grupo de uma empresa que você não trabalha mais, cancele! "Mantenha o seu círculo apertado e relevante para você", diz Little.

Além disso, use esta oportunidade para rever as configurações de privacidade da sua conta. Se há um monte de aplicativos antigos que acessam as suas informações, desligue-os da sua conta.

6. Não detalhe o seu email

Quando se trata de lutar contra a sobrecarga de informações, trate de manter a caixa de entrada do seu email sempre livre de desordem.

Uma maneira de alcançar esse estado de "Inbox Zero" é fazer uma pasta de cada ano e colocar todos os emails separados por elas. Então, nomeie uma pasta como 2015 e selecione todas as mensagens do ano passado e arquive nela, recomenda Little.

Isso é mais sobre gerenciamento de tempo do que sobre gestão de mensagens. "Você irá passar horas incontáveis tentando organizá-las", diz Little. Em vez disso, use a funcionalidade de pesquisa de seu email para encontrar o que precisa, quando você precisar dele. Esses programas estão sempre melhorando suas habilidades de busca.

7. Dê uma turbinada antes que ele te deixe na mão

Essa última sugestão pode parecer meio "old school", mas é uma prevenção a um colapso total do computador, que é um problema que vem sem avisar. "Se você percebeu que o seu computador começou a dar uns problemas e ficar meio esquisito, talvez seja a hora de levá-lo a um "especialista", finaliza Little.

Fonte: Time