3 dicas para você turbinar o seu Gmail

Por Redação

O Gmail é um dos mais populares serviços de e-mail do mundo todo. Se você também usa este serviço online para gerenciar sua caixa de entrada, escrever e-mails e rascunhos, conheça três superdicas (baseadas na ideia do pessoal do OS X Daily) que irão turbinar sua produtividade enquanto trabalha com o webmail do Google!  

1) Defina o Gmail como o cliente de e-mails padrão

Coloque o Gmail para funcionar em conjunto com seu navegador padrão para que ele possa se integrar totalmente na hora da composição de um e-mail, ou quando você clicar em algum link de email em alguma página. O processo de configuração para cada navegador é diferente. 

Se você usa o Chrome:

a) Abra o Chrome com uma nova janela em branco;

b) Abra o console Javascript do Chrome (Ctrl + Alt + J ou Cmd + Option + J) e cole o seguinte texto:

  

navigator.registerProtocolHandler("mailto", "https://mail.google.com/mail/?

extsrc=mailto&url=%s","Gmail");

c) Confirme e pronto!

Se você usa o Firefox:

a) Abra as preferências do Firefox;

b) Clique na aba "Aplicativos";

c) Localize o conteúdo "mailto" na lista e altere a ação para "Usar Gmail";

Gmail Firefox

Preferências do Firefox: integrando o Gmail com o navegador

d) Feche as preferências do Firefox.

Se você usa o Safari:

Você pode escolher dois caminhos: utilizar uma extensão da Apple (https://extensions.apple.com/#email) ou aplicativos como o Google Notifier, que é bastante confiável. Se você instalou o Google Notifier, faça o seguinte: 

a) Abra as preferências de e-mail no aplicativo Mail e clique em "Geral";

b) Sob o menu "Leitor de e-mail padrão", localize o Google Notifier;

Google Notifier Safari

Preferências do Apple Mail: aqui, você define a integração do Gmail com o Safari  

c) Saia do Mail.app

2) Função Drag & Drop para atalhos rápidos 

Você sabia que pode clicar e arrastar elementos na interface do Gmail? Essa é função Drag & Drop: se você estiver escrevendo uma mensagem e quiser, por exemplo, anexar ao corpo dela uma música ou uma foto, basta escolher o arquivo, clicar sobre ele, arrastar e soltar na interface do Gmail. Ele será automaticamente interpretado como anexo da mensagem que está sendo escrita.

Gmail Drag n Drop

Arrastando e soltando uma imagem para o corpo do e-mail 

Dependendo do tamanho do arquivo, pode demorar um pouquinho. Mas você acompanha o progresso de anexação por uma barrinha que aparece no momento em que você começa a anexar seus arquivos. 

3) Adicionando assinaturas 

Personalize e escreva assinaturas automaticamente a cada e-mail enviado. Você pode inserir uma imagem pelo bom e velho método Drag & Drop em sua assinatura, escrever uma frase, assinar seu nome e deixar o telefone de contato ou, se precisar parecer sempre breve, escrever que a mensagem foi enviada do smartphone. Afinal, quem lê mensagens com esta assinatura, entende que o assunto teve de ser breve pela dificuldade de digitação de longos textos.

Isso faz com que e-mails curtinhos ou sem muitos rodeios não pareçam falta de educação, preguiça ou má vontade. Para inserir sua assinatura no Gmail, faça o seguinte:

a) Abra o Gmail e clique no ícone da engrenagem, do lado direito da tela, e escolha "Configurações";

b) Role a página até chegar na opção "Assinatura". Selecione o endereço de e-mail e digite o texto desejado. Se preferir, arraste um arquivo de imagem para a região onde o cursor estiver para anexá-la; 

Gmail Assinaturas

Configurações de assinatura do Gmail

c) Continue rolando a página até o final para salvar as alterações.

Dicas simples como estas irão turbinar sua produtividade quando você tiver que tratar de assuntos por e-mail. Sabe de mais alguma boa dica? Compartilhe com a gente! 

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.