10 widgets gratuitos para deixar a Central de Notificações do iOS mais funcional

Por Redação

Disponível a partir do iOS 5, a Central de Notificações é uma funcionalidade do sistema operacional que ajuda muito os usuários a se organizarem. Basta puxar a tela para baixo e o usuário tem acesso fácil à todas suas notificações de aplicativos com esta configuração — desde e-mails a mensagens ou atualizações no Facebook. Mas, se por um lado ela já é bastante funcional por si só, engana-se quem pensa que essa é sua única utilidade.

A partir do iOS 8, atualização do sistema operacional da Apple disponibilizada a partir de setembro do ano passado, a Central de Notificações foi aperfeiçoada. A partir da opção "Editar", na aba "Hoje", os usuários podem adicionar e remover widgets, facilitando ainda mais sua experiência de utilização. Alguns apps mais utilizados, como o Waze e o Swarm, permitem que o usuário acesse funções como fazer check-in e abrir o caminho para endereços cadastrados de maneira prática e rápida.

Desde calendários aperfeiçoados a ferramentas para lembrar senhas e códigos, é possível personalizar a Central de acordo com os aplicativos e funções mais utilizadas, facilitando assim o seu acesso. Ao instalar um aplicativo que suporte widgets, a própria Central de Notificações avisa que existe um "novo widget disponível", permitindo que o adicione na tela.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Além de apps com widgets pagos, existem também diversos widgets gratuitos disponíveis na App Store. Confira abaixo algumas possibilidades para deixar a Central de Notificações do iOS muito mais funcional:

1- Vidgets

Widget Vidgets

Com a ajuda do Vidgets, é possível configurar todos os atalhos e ícones de widgets na Central de Notificações. Ele funciona como um organizador, permitindo que se adicione relógios, configurações de rede, apps de clima, contatos e mais. Além da versão gratuita, existe também a possibilidade de compra para acesso a widgets avançados extras.

2 - Launcher

Widget Launcher

O Launcher é basicamente uma lista de atalhos. Com ele, os usuários podem customizar os atalhos diretamente na Central de Notificações. É possível acessar contas de redes sociais, abrir o aplicativo de música e até inserir ações personalizadas, como ligar ou mandar uma mensagem para determinado contato. É uma ferramenta muito útil para quem tem muitos aplicativos ou apenas para quem quer realizar algumas ações sem muito trabalho.

3 - iTranslate

Widget iTranslate

Um tradutor simples e fácil. Basta clicar no ícone do widget na Central de Notificações que ele traduz automaticamente palavras e frases que estiverem na área de transferência. Uma alternativa muito prática para aplicativos como o Google Tradutor.

4 - Evernote

Widget Evernote

Para os usuários do Evernote, este widget pode ser uma dádiva. Em apenas alguns segundos, é possível criar um texto, uma foto, um lembrete ou uma lista, a partir da própria Central. O widget ainda dá a possibilidade de abrir notas recentes de maneira prática.

5 - Pedometer++

Widget Pedometer

Para os entusiastas de esporte ou apenas para curiosos. O Pedometer++ funciona como um contador de passos, permitindo que o usuário monitore facilmente quantos passos deu durante o dia, assim como a distância percorrida neste tempo. Com apenas um clique, é possível saber esta contagem diária sem nem precisar destravar o dispositivo. E o melhor: não causa grandes impactos na bateria.

6 - Cheatsheet

Widget Cheatsheet

Um dos widgets mais funcionais para pessoas esquecidas ou com um grande número de senhas. A partir de pequenos lembretes, é possível registrar códigos e senhas de diversos lugares, adicionando ícones para que só o usuário saiba do que se trata. O widget pode ser muito útil para pessoas que não salvem senhas de Wi-Fi automaticamente no aparelho ou tenham que lembrar diversos códigos diferentes nos lugares que frequenta.

7 - Wdgts

Widget Wdgts

Um widget que reúne diversos widgets, esta é a premissa do Wdgts. Por meio dele, é possível mostrar o estado da rede, da bateria e do aparelho, além de acessar um calendário, uma calculadora, um conversor de moedas e os fusos horários de diversas partes do mundo. Todas estas funcionalidades ficam concentradas na janela do Wdgts, facilitando o acesso em uma interface agradável.

8 - Quick Notes

Widget Quick Notes

Outro widget de notas, mas muito mais "clean", o Quick Notes permite que os usuários controlem integralmente o que é visto na tela. As notas podem ser acessadas diretamente na aba "Hoje", com apenas um clique. Também é possível programá-las para aparecer automaticamente de tempos em tempos, funcionando como um lembrete mais prático.

9 - N Stats

Widget N Stats

Um widget que centraliza as informações de dados do dispositivo. Com uma interface colorida e agradável, o N Stats mostra quanto de memória RAM, espaço no disco interno e conexões de rede (velocidades de download e upload) existem disponíveis, em tempo real. Funciona para conscientizar os usuários sobre o uso de seus aparelhos.

10 - App in the Air

Widget App in the Air

Ideal para quem viaja muito, o App in the Air mostra de forma fácil as informações sobre o vôo, funcionando como um assistente pessoal para que o usuário se programe cada vez que precisar ir a um aeroporto. Além de poder acompanhar pela Central de Notificações, o app também funciona online, enviando por SMS informações importantes como mudanças de horários e portões na hora do vôo.

Fontes: Gizmodo e Blog do iPhone

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.