Vendas mundiais de smartwatches caem 32% no segundo trimestre

Por Redação | 22 de Julho de 2016 às 07h43

De acordo com a International Data Corporation (IDC), pela primeira vez desde o lançamento do primeiro smartwatch o mercado de relógios inteligentes vê suas vendas caírem. O balanço do segundo trimestre de 2016 foi fechado com queda de 32% em comparação com o mesmo período do ano anterior, vendendo 3,5 milhões de unidades. Em 2015, nesse mesmo período entre abril e junho, foram registradas 5,1 milhões de unidades vendidas.

A Apple é a líder do segmento e é responsável por cerca de 47% dos smartwatches vendidos, mas a falta de um modelo mais moderno do Apple Watch pode ser justamente a razão da queda das vendas, já que, apesar da liderança, a Maçã foi a única fabricante de relógios inteligentes a ver seus números caírem nesse período. Vale lembrar que a companhia anunciou melhorias no watchOS durante a última WWDC, mas os usuários ainda não foram agraciados com a esperada atualização.

vendas de smartwatches 2º trim 2016

A imagem mostra os cinco principais fabricantes de smartwatches e compara a quantidade de peças vendidas no segundo trimestre de 2016 e a fatia de mercado que cada companhia detém nesse período, em comparação com os dados do ano anterior (Reprodução: IDC)

Para Jitesh Ubrani, pesquisador e analista sênior da IDC Mobile Device Trackers, “os consumidores seguraram as compras de smartwatches desde o início de 2016 aguardando novidades de hardware, mas as melhorias no watchOS não são esperadas para os próximos meses e isso efetivamente faz segurar as vendas dos Apple Watches existentes.”

Fonte: Business Wire

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.