Publicidade

Qualcomm cria chip para novas linhas de smartwatch WearOS

Por| 10 de Setembro de 2018 às 18h29

Link copiado!

Qualcomm cria chip para novas linhas de smartwatch WearOS
Qualcomm cria chip para novas linhas de smartwatch WearOS
Tudo sobre Qualcomm

Às vésperas de a Apple anunciar seu novo Apple Watch, o Qualcomm realizou um evento nesta segunda-feira (10) em que apresentou seu novo chip voltado especialmente para wearables. Junto dele, a empresa também informou que o hardware estará na nova geração do Google WearOS, com lançamento previsto para o fim do ano.

Chamado do Snapdragon Wear 3100, ele tem uma arquitetura toda voltada para smartwatches, com foco em melhorar a vida útil de baterias dos aparelhos. Para isso, a empresa informou que este processador tem dois novos modos que podem ajudar a conservar energia por mais tempo.

Com modos de super-economia e esporte, a empresa promete que vai fazer o aparelho ficar ligado por mais tempo que os outros modelos do mercado. O primeiro, coloca o aparelho em um sistema que apresenta somente hora e data, o que permite que o relógio fique ligado por pelo menos um mês.

Além disso, o sistema com baterias otimizadas vai permitir que o usuário ajuste o conjunto de energia apenas para algumas funções específicas. Por exemplo, no modo fitness, é possível deixar apenas o GPS e outras funcionalidades do sistema funcionando, como monitoramento cardíaco. Isso faz com que ele possa ficar neste modo por pelo menos 15 horas direto. A ideia é fazer com que maratonistas tenham uma opção para longas horas de utilização.

Continua após a publicidade

A proposta é de que os novos WearOS cheguem ao mercado nos feriados de fim de ano, no mais tardar no início do ano que vem. As primeiras fabricantes já listadas para os novos aparelhos são Fossil Group, Louis Vuitton e Montblanc.

Novidades do WearOS

Com o novo chip, agora os aparelhos vão passar a ter um sistema com aparelho que fica sempre ligado, não exigindo que o usuário toque para checar as informações, atualizadas em tempo real. Apesar disso, ainda não é possível acionar o Google Assistente no modo sempre ligado, obrigando ainda o usuário a iniciar o app. Contudo, esta é uma ferramenta de deve ser adicionada em breve.

Por fim, a Qualcomm também anunciou no evento que novas marcas se mostraram interessadas em fazer seus relógios com o WearOS. Entre as novidades estão Casio, Diesel e Skagen. A Montblanc ainda planeja lançar seu Summit 2 já com o processador ainda em outubro.

Continua após a publicidade

Já a Google, embora pretenda lançar seu próprio smartwatch sob a marca Pixel, indicou que o produto deva ser projeto somente para o ano que vem.

Fonte: Qualcomm