Moonraker: o projeto de smartwatch da Nokia que a Microsoft descartou

Por Redação | 12 de Junho de 2015 às 13h49

Imagens vazadas mostram que a Nokia tinha planos muito concretos para lançar um smartwatch antes de ser comprada pela Microsoft. Quando as empresas fecharam negócio, muitos projetos ousados da finlandesa foram deixados de lado – incluindo seus smartphones baseados no Android – mas ninguém imaginava que um relógio inteligente também havia sido descartado.

De acordo com as imagens divulgadas por Evan Blass, nome conhecido por vazar diversas novidades tecnológicas na web, o smartwatch da Nokia se chamava Moonraker, e parecia uma versão colorida do Apple Watch rodando Windows Phone. Mas um detalhe mais importante que o design do gadget é o fato de que não estarmos falando apenas de um conceito, mas sim de um produto que estava pronto para ser lançado no mercado.

Fontes familiarizadas com os planos da Nokia disseram ao site The Verge que as imagens são verdadeiras, tanto que seriam utilizadas em uma campanha de marketing do produto. Portanto, o dispositivo visto nas imagens não é um protótipo, mas sim o relógio real. Por falar em protótipos, aparentemente alguns modelos foram mostrados para clientes selecionados pela Nokia durante o Mobile World Congress (MWC) em 2014.

Moonraker

Ainda de acordo com as fontes ouvidas pelo Verge, a Nokia planejava lançar o smartwatch junto com o Lumia 930 mas, em seguida, a Microsoft comprou a empresa finlandesa e matou o projeto. A empresa de Bill Gates teria derrubado o smartwatch baseado no Windows em favor da sua própria Microsoft Band, que tem mais sensores e recursos que o Moonraker.

A Nokia tinha inserido uma série de sensores em seu smartwatch que permitiam que o display do relógio ascendesse quando o usuário levantasse o braço para olhar para ele, e desligasse quanto ele abaixasse o braço. O Moonraker utilizava a mesma interface Metro adotada no Windows Phone, e ainda oferecia suporte para e-mail, telefone, e aplicativo de mensagens. Sua seleção de aplicativos incluía ainda um controle remoto para câmera, Facebook, e MixRadio.

Moonraker

Você acha que a Microsoft fez bem em matar o projeto do Moonraker?

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!