"Copiando Samsung", novo Apple Watch identificará apneia do sono, diz analista
Por Vinícius Moschen • Editado por Léo Müller |
Não falta muito até o início do evento “Hora de brilhar”, marcado pela Apple para esta segunda (09), mas rumores sobre os itens que devem ser apresentados seguem aparecendo no noticiário. As informações mais recentes apontam que o conjunto de soluções de saúde do Apple Watch poderá ganhar o suporte para detecção de apneia do sono, bem ao estilo Galaxy Watch 7 e Galaxy Watch Ultra.
Conforme o analista Mark Gurman, o recurso seria adicionado ao Apple Watch Series 10 e ao Apple Watch Ultra 3. Não há como afirmar se ele chegará aos modelos anteriores de forma retroativa.
Na prática, isso significa que os novos relógios poderão detectar irregularidades na respiração durante o sono, com paralisações consideradas longas.
A apneia do sono está associada a problemas diversos, como o ronco, interrupção do sono, cansaço, redução da memória e alterações de humor. A longo prazo, a condição pode até causar a aceleração do envelhecimento.
Portanto, a detecção da apneia seria acompanhada por alertas em notificações, além da coleta de informações extras para ajudar médicos a determinar o melhor caminho de tratamento.
Mesmo que eventualmente esteja disponível nos relógios lançados pela Apple hoje, é possível que a detecção da apneia não seja disponibilizada imediatamente. Neste caso, a função seria lançada em uma atualização futura de software.
Outros recursos esperados para os relógios da Apple incluem a detecção de glucose no sangue e pressão sanguínea, mas nenhum tem presença confirmada na próxima geração das linhas de Apple Watch.
As soluções se juntarão a outras opções de saúde do Apple Watch, como a detecção de irregularidades nos batimentos cardíacos, e baixos níveis de oxigênio no sangue. São relativamente comuns os casos de pessoas cujas vidas foram salvas por alertas enviados pelos relógios da Apple.
Além das novas funcionalidades, a linha Apple Watch deve trazer outras novidades nos seus modelos Watch 10 e Watch Ultra 3. Isso inclui a presença de telas maiores, alterações nos materiais estruturais, e mais.
O evento de lançamento dos novos produtos está marcado para as 14h desta segunda-feira, quando a Apple também mostrará a linha iPhone 16 de smartphones. Todas as apresentações terão cobertura completa do Canaltech.