Blocks: startup anuncia o lançamento do primeiro smartwatch modular

Por Redação | 04.06.2015 às 15:55

A Block Wearables, startup do reino Unido, está trabalhando em um relógio inteligente modular desde 2014 e, agora, anunciou que o primeiro produto deve chegar ao mercado através de uma campanha de crowdfunding no segundo semestre deste ano.

A empresa foi finalista no concurso da Intel "Make it Werable", que aconteceu no ano passado, e ao que parece, a experiência foi essencial para a continuação do projeto

Blocks

Como o próprio nome diz, o Blocks será construído a partir de módulos e o dispositivo deve contar com bluetooth, Wi-Fi, sensores de movimento, além de microfone embutido. Também terá processador Qualcomm Snapdragon 400, com suporte para GPS, SMS's e pagamentos NFC. Estes recursos não devem estar no módulo central, mas sim nos módulos conectados. Além disso, podem existir opções de sensores GPS ou entradas para cartões SIM.

O relógio inteligente terá Android Lollipop, mas não se trata de um Android Wear. Essa estratégia já foi adotada anteriormente pela Sony, com o SmartWatch 2, e pela Samsung, com o primeiro Gear.

A startup explica que, por o aparelho não ser um produto Android, ele vai permitir que o dispositivo ofereça compatibilidade com iOS e smartphones com o sistema operacional do Google.

Apesar de tudo, o wearable tem uma desvantagem: os desenvolvedores terão que criar e testar os aplicativos especificamente para o aparelho e não poderão contar com as ferramentas do Google para simplificar o desenvolvimento.

Ainda não foram liberadas informações sobre valores e nem as datas oficiais de lançamento.

Fonte: Readwrite