Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atualização do iOS 12.2 pode bloquear ECG do Apple Watch 4 fora dos EUA

Por| 12 de Março de 2019 às 11h22

Link copiado!

Atualização do iOS 12.2 pode bloquear ECG do Apple Watch 4 fora dos EUA
Atualização do iOS 12.2 pode bloquear ECG do Apple Watch 4 fora dos EUA
Apple Watch Series 4 (44 mm)

A atualização 12.2 do iOS pode fazer com que o app de eletrocardiograma (ECG) do Apple Watch pare de funcionar fora dos Estados Unidos. O motivo é que o update do sistema operacional passou a usar a localização do aparelho para definir quais apps podem ser usados em cada região.

Desde o anúncio do Apple Watch Series 4 no ano passado, a capacidade de ECG do aparelho vem gerando discussões. Como a funcionalidade tem uma relação médica e pode ser usada de forma complementar para tratamentos, é preciso aprovação de órgãos nacionais para que ele funcione em um determinado país. Por conta disso, o ECG estava limitado apenas aos EUA.

Contudo, se você comprar o aparelho no país norte-americano, o app com o exame simples funciona da mesma forma, independentemente de onde você estiver. Por isso, usuários brasileiros que compraram o aparelho nos EUA conseguem aproveitar a funcionalidade.

Desde o beta 4 do iOS 12.2, a Apple passou a trazer a seguinte mensagem: “Durante a configuração, a sua localização será usada para garantir que esse recurso esteja disponível na sua região”. Mesmo que o Apple Watch utilize outro sistema operacional, o watchOS, a conta pode ser vinculada pelo sistema de usuário da empresa. Ainda, é um costume da companhia compartilhar certas funções genéricas entre seus sistemas operacionais, de forma que é bem possível que esta exigência chegue também ao watchOS.

Continua após a publicidade

Com isso, o app de ECG pode parar de funcionar quando um usuário sair do território norte-americano.

A mudança, contudo, faz bastante sentido. Lançado em outubro do ano passado, o Apple Watch Series 4 tem aprovação do Food and Drug Administration (FDA), o equivalente a Avinsa do Brasil nos EUA, dando um caráter de segurança ao exame. Contudo, isso não acontece em outros países.

Por exemplo, no Brasil, ainda não há registro para uso de ECG na Anvisa. O Canaltech tem checado constantemente se o dispositivo está em análise pelo órgão brasileiro e não há sequer um pedido para isso. Há algumas semanas, a agência confirmou que o produto permanece sem registro por lá.

“Para que este dispositivo possa ser usado com indicação médica, este deve previamente ser regularizado junto à Anvisa. Para regularização do Registro/Cadastro deste produto para fins de diagnóstico médico na Anvisa, é necessário o atendimento às Resoluções ANVISA RDC 185/2001, RDC 56/2001 e RDC 27/2011”, explica a agência.

Continua após a publicidade

O mesmo acontece no Reino Unido, onde o app de ECG precisa ser aprovado pelo Medicines and Healthcare products Regulatory Agency (MHRA). Mais rigoroso que os sistema norte-americano, o processo poderia demorar anos para ser finalizado, aprovando a utilização do app na região.

Diante disso, a proibição pode ser considerada até uma medida de segurança da companhia contra problemas em territórios internacionais.

O iOS 12.2, embora já em seu 5º beta de testes, não tem data oficial para chegar ao mercado.

Fonte: 9to5Mac