Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple Watch vai trazer dados mais precisos sobre condicionamento cardiovascular

Por| 15 de Dezembro de 2020 às 16h20

Link copiado!

 Daniel Cañibano/Unsplash
Daniel Cañibano/Unsplash

Nesta segunda-feira (14), o watchOS 7.2, nova versão do sistema operacional do Apple Watch, chegou juntamente com o iOS 14.3. Em meio às melhorias, o wearable vai avisar quando o condicionamento cardiovascular do usuário estiver muito baixo, com direito a dados mais precisos.

Acontece que além de suporte para o novo serviço de assinatura Apple Fitness +, a nova atualização de software vai melhorar os parâmetros de monitoramento do VO2 máximo. Trata-se da quantidade máxima de oxigênio que seu corpo pode usar durante o exercício e é um bom indicador de seu condicionamento físico geral. Quanto mais alto o número, mais o corpo usa o oxigênio e melhora sua aptidão cardiovascular. Com isso, o baixo VO2 máximo está associado a uma série de condições, incluindo diabetes, derrame e doenças cardíacas.

A questão é que, anteriormente, o Apple Watch era capaz de fornecer apenas um número para a pontuação de VO2 (volume de oxigênio) máximo. Com a atualização, o usuário passa a poder ver onde esse número se encaixa ao lado de outras pessoas em sua categoria de altura, faixa etária e sexo biológico, colocando a pontuação de VO2 máximo em contexto e trazendo classificações como "alta", "acima da média", "abaixo da média" ou "baixa". O usuário será informado sobre os fatores que podem afetar a pontuação, incluindo gravidez ou determinados medicamentos.

Continua após a publicidade

Se a pontuação está tendendo a cair, o usuário pode optar por receber uma notificação e observar se seu VO2 máximo cai para a zona baixa, pois isso pode significar que é hora de procurar ajuda médica para entender como melhorar o condicionamento cardiovascular. No entanto, isso leva tempo, então o usuário terá um período de quatro meses para melhorar a pontuação. Se ainda estiver baixa após esse período, receberá uma segunda notificação.

Inicialmente, o Apple Watch só conseguia registrar uma pontuação de VO2 máximo durante um treino intenso ao ar livre, mas com o lançamento do WatchOS 7 em setembro de 2020, tornou-se possível obter uma classificação durante caminhadas, também. O novo recurso tornou as ferramentas de cardio-fitness da Apple acessíveis para pessoas que não praticam ciclismo, corrida ou natação, e colocar esses dados em contexto permite que o usuário veja onde se encaixa e se precisa agir para melhorar sua saúde.

Fonte: Forbes