Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple Watch 4 tem bateria menor, mas compensa isso com tela OLED e chipset

Por| 26 de Setembro de 2018 às 10h25

Link copiado!

Apple Watch 4 tem bateria menor, mas compensa isso com tela OLED e chipset
Apple Watch 4 tem bateria menor, mas compensa isso com tela OLED e chipset

As novas versões do Apple Watch chegaram às lojas dos Estados Unidos na última sexta-feira (21) como a maior edição do relógio inteligente e um design que garante a ele uma tela maior. Entretanto, na parte de dentro, está uma bateria com capacidade inferior em relação aos antecessores, mas prometendo as mesmas 18 horas de autonomia de sempre.

De acordo com a Apple, a versão de 44 mm do Apple Watch 4 tem, em seu interior, uma bateria de 1,12 Whr, enquanto seu irmão menor de 40 mm traz uma célula de 0,86 Whr. Ambos os componentes são de capacidade inferior aos antecessores, uma vez que a edição 3 trazia unidades de 1,34 Whr no modelo de 42 mm e 1,07 Whr no com 38 mm. Em números, a diferença é de casas decimais, mas representa uma redução de 16% a 19% que, na utilização, pode incorrer em tempo reduzido de autonomia, facilmente perceptível pelos utilizadores.

Não é possível fazer mágica com elementos desse tipo, mas, com o lançamento do dispositivo, vieram também documentos oficiais, informações e, claro, as famosas desmontagens, que revelaram exatamente como isso é possível. E a resposta está na utilização de displays LTPO OLED e dos novos processadores S4, que também fazem sua estreia no relógio inteligente.

As novas telas, por exemplo, são mais eficientes e gastam menos energia, apesar de maiores em relação aos antecessores, exibindo cores mais vivas e claras. Performance e economia também são as palavras de ordem do novo chipset, que, de acordo com a Apple, foi criado com foco na eficiência de seus núcleos, de maneira a entregar o mesmo poder de processamento, mas consumindo menos bateria. As melhorias, juntas, seriam capazes de entregar a autonomia prometida mesmo com células de tamanho menor.

Continua após a publicidade

O site MacRumours, responsável pela análise, ainda levanta a possibilidade de outros componentes internos, não citados na documentação oficial da Apple, também serem mais eficientes em relação aos anteriores ou, pelo menos, aparecerem mais otimizados. Ao mesmo tempo, lembra também que a autonomia de bateria é uma previsão, que pode mudar para menos e também para mais de acordo com os aplicativos em execução e a maneira que cada usuário utiliza o gadget.

Menor, mas semelhante

A notícia de que as baterias do Apple Watch 4 são menores em tamanho também foi confirmada, durante o final de semana, pelo site iFixIt, reconhecido por desmontar novos gadgets assim que eles chegam ao mercado e mostrar como eles são por dentro. A célula é menor, tem menos capacidade e o conector mudou de lugar.

Continua após a publicidade

Durante o processo de desmontagem, o veículo descobriu que, agora, o cabo flex que liga a bateria ao relógio aparece sob o componente e não mais ao seu lado. Os especialistas, inclusive, removeram um parafuso lateral acreditando ser o da célula, apenas para perceber que ela ainda estava presa ao dispositivo, com uma ligação que fica entre a bateria em si e a placa mãe do Watch.

A remoção ainda revelou uma questão curiosa, uma vez que a célula analisada trazia informações conflitantes em seu corpo. De um lado, as informações apontavam que o componente tinha 1,113 Wh, enquanto, do outro, a nota era de 1,12 Wh. Novamente, uma diferença numericamente ínfima, mas quando estamos falando em autonomia, qualquer minuto adicional pode ser de grande valia.

O iFixIt não entra em detalhes sobre o tamanho reduzido em relação à autonomia prometida, mas volta a repetir a informação da Apple de que o Watch 4 teria 18 horas de funcionamento previstas, mesmo com uma célula inferior. A resposta real sobre isso, entretanto, depende da utilização de cada um.

Fonte: MacRumours, iFixIt