Apple vendeu 3,6 milhões de unidades do Apple Watch no 2º trimestre, diz IDC

Por Redação | 27.08.2015 às 12:44

Com apenas um smartwatch lançado no mercado, a Apple já conseguiu alcançar o segundo lugar no mercado global de wearables, segundo informam os dados da consultoria IDC. O relatório trimestral da empresa afirma que a Apple conseguiu vender 3,6 milhões de unidades do Apple Watch apenas no segundo trimestre de 2015, colocando a empresa atrás apenas da Fitbit, líder do mercado.

Os números são apenas estimativas, mas a possibilidade que representem a realidade do mercado é muito grande. Sendo assim, a conquista da Apple é considerável, visto que o Apple Watch é a versão de estreia da empresa no mercado de wearables, além de ser muito mais caro do que os relógios da concorrência.

De acordo com a IDC, a entrada da Apple no mercado de wearables também impulsionou a indústria como um todo, aumentando o volume de embarques em 223,2% comparado com o mesmo trimestre do ano passado. Isso corresponde a 18,1 milhões de unidades vendidas. Ramon Llamas, gerente de pesquisa da IDC, afirmou que a participação da Apple no mercado atrai não só a atenção para a categoria do produto como um todo, mas também obriga as concorrentes a "reavaliarem os seus produtos e experiências".

Wearables

A fabricante americana proporcionou um grande impacto na categoria de wearables inteligentes, que são capazes de executar aplicativos de terceiros. O IDC diz que cerca de duas em cada três wearables inteligentes vendidos no segundo trimestre foram da Apple. "A Apple claramente conquistou uma vantagem impressionante neste espaço e seu domínio deve continuar", disse o analista da IDC Jitesh Ubrani.

Segundo o relatório da consultoria de TI, as cinco maiores fabricantes de wearables são Fitbit, Apple, Xiaomi, Garmin e Samsung. Juntas, as empresas venderam 12,4 milhões no trimestre, ou 68% do total. É claro que outras empresas como Sony e LG apostam em seus modelos, no entanto, longe do sucesso conquistado pela Apple.

Os analistas acreditam que o foco da indústria de wearables será ditado pela Apple. "Todo mundo vai estar olhando para ver quais os outros dispositivos wearables a Apple decidirá lançar", disse Llamas. Teremos a oportunidade de conferir se essa teoria é real durante a IFA 2015, que ocorrerá em Berlim. Na feira, certamente haverá diversos dispositivos das mais variadas fabricantes.

Via The Verge

Fonte: http://www.theverge.com/2015/8/27/9214381/apple-watch-wearables-shipment-figures