Apple perde espaço, mas ainda é responsável por 50% dos smartwatches vendidos

Por Wagner Wakka | 28 de Fevereiro de 2019 às 18h05

Mesmo perdendo espaço no mercado de smartwatches, a Apple ainda detém metade do marketshare no setor. Segundo levantamento da Strategy Analytics, publicado nesta quinta-feira (28), a companhia vendeu 9,2 milhões de aparelhos no último trimestre do ano passado, com um total de 22,5 milhões de unidades no ano todo.

O mercado global como um todo também cresceu, fechando o ano em 45 milhões de unidades vendidas, muito acima dos 29,3 milhões de 2017. Na disputa pelo segundo lugar, estão Fitbit e Samsung, seguidas de Garmin.

A Apple teve crescimento de 18% no último trimestre em comparação com o mesmo período do ano anterior. Contudo, perdeu espaço no mercado. “O marketshare global da Apple caiu para 51% neste trimestre, vindo de 67% há um ano. O Apple Watch está perdendo espaço para Samsung e Fitbit, cujos portfólios e presença no mercado aumentaram bastante no último ano”, aponta o documento.

A sul-coerana fechou 2017 à frente da FitBit, mas foi passada em 2018. A fabricante californiana vendeu 5,5 milhões de aparelhos no ano passado, contra 5,3 milhões da Samsung. A Garmin aparece em quarto com 3,2 milhões.

Dados e gráfico: Strategy Analytics

A batalha pelo segundo lugar deve se acirrar este ano, já que a Samsung deve lançar versões atualizadas do Galaxy Watch para este ano.

Em termos de fatia de mercado, a Apple domina no fim de 2018 com 50%, contra 12,2% da Fitbit, 11,8% da Samsung e 7,1% da Garmin.

Dados e gráfico: Strategy Analytics

Vale perceber ainda que o documento não considera smartbands dentro desta conta. Para isso, a Xiaomi seria contabilizada no estudo. Segundo dados do IDC de setembro de 2018, a chinesa detinha 15% da fatia de smartphones, colocando esses produtos na conta. Nessa análise, a Apple ainda se manteria na dianteira, com 17% da fatia global.

Fonte: Strategy Analytics

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.