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Apple está sendo processada por problemas na tela do Watch

Por| 08 de Junho de 2018 às 10h05

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Apple está sendo processada por problemas na tela do Watch
Apple está sendo processada por problemas na tela do Watch
Apple Watch Series 2 Sport 42mm

Uma nova ação de classe contra a Apple foi aberta na justiça da Califórnia, nos Estados Unidos, alegando problemas na tela do Watch. De acordo com o processo, o relógio inteligente tem um display que pode rachar e se soltar do restante do corpo do aparelho, seja por uso contínuo, condições de temperatura ou outros fatores, como um inchaço da bateria e outros componentes internos.

O processo foi aberto por Kenneth Sciacca, em nome de todos os donos de Apple Watch nos Estados Unidos, mas não especifica modelos, gerações ou tamanhos de dispositivos. Pelo contrário, a ação de classe alega que todas as versões do produto estão sujeitas à falha, que pode aparecer apenas semanas após a compra ou, então, levar anos para ser detectada. A reação da fabricante, entretanto, seria sempre a mesma: negar o reparo e afirmar que o problema aconteceu por mau uso dos próprios utilizadores.

Sendo assim, em seu processo, o maior interesse de Sciacca não parece ser financeiro – ele pede reparação de US$ 5 milhões, a ser dividida entre todos que tiveram que pagar o conserto do próprio bolso –, mas, sim, informativo. Ele pede que a Apple admite a falha e mude sua postura em relação à garantia e cobertura, admitindo o problema e garantindo o suporte àqueles que forem afetados por ele.

A ação não especifica versões do produto, mas traz imagens do defeito que, em sua maioria, afeta as versões do dispositivo com tela Safira. O material, mais resistente a riscos, também é menos maleável, o que poderia levar o componente a soltar do restante do corpo do dispositivo no caso de batidas ou alterações de tamanho nos espremidos componentes internos.

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Admissões anteriores de problemas já foram feitas pela Apple, por exemplo, no caso da bateria. Planos de garantia estendida e suporte a clientes foram anunciados pela empresa para garantir a cobertura de falhas relacionadas ao inchaço do componente, que poderia apresentar deformações devido à temperatura de utilização e também eventuais batidas. Não houve, entretanto, nenhum comentário sobre falhas costumeiras acontecendo nas telas.

Reclamações nos fóruns e lojas da Apple seriam alguns dos indícios de uma falha generalizada, da qual a Apple teria conhecimento desde 2015. Agora, Sciacca deseja obter essa admissão judicialmente, afirmando que, ao ocultar o problema, a fabricante estaria indo contra leis federais dos Estados Unidos e também legislações dos Estados em que atua, como forma de esconder fatos materiais para proteger números de vendas.

O processo, então, pede um julgamento e também uma certificação de classe, além de abrir as portas para que outras ações coletivas sejam iniciadas em mais Estados – essa, inclusive, é uma grande possibilidade agora que o problema foi divulgado, e deve aumentar a pressão sobre a companhia. A Apple, entretanto, não se pronunciou sobre o tema.

Fonte: VentureBeat