Alphabet está trabalhando em smartwatch voltado para a saúde

Por Redação | 28 de Setembro de 2016 às 12h54

A Verily, divisão de pesquisas em saúde da Alphabet, está trabalhando em um novo smartwatch e já fez centenas de protótipos. O wearable terá como foco o monitoramento da saúde dos usuários.

De acordo com o MIT Tech Review, o gadget é equipado com um relógio digital e uma tela e-ink – também conhecida como "papel eletrônico" – circular. Um dos detalhes que mais chama a atenção é o fato do smartwatch não precisar ser recarregado todos os dias. Isso porque a empresa também está desenvolvendo os seus próprios chips para manter um baixo consumo de energia.

A opção pelo uso do e-ink ao invés de displays OLED ou LCD, como acontece em outros relógios inteligentes, como o Apple Watch e modelos equipados com Android Wear,também ajuda na economia de bateria. É claro que as outras tecnologias possuem a opção de exibir cores, o que demanda muito mais energia, mas a ideia da Verily é manter o consumo lá embaixo para aumentar a autonomia do dispositivo.

O smartwatch da Alphabet, holding responsável também pelo Google, é equipado com sensores médicos capazes de recolher dados sobre o que acontece no corpo do usuário. Entre as tecnologias está um sensor ECG, que acompanha os batimentos cardíacos. Concorrentes como o Apple Watch ainda não têm esse recurso.

Mas não adianta se animar muito com a novidade, pois, ao que tudo indica, a novidade não será disponibilizada para o grande público tão cedo. A Verily está trabalhando para oferecer um equipamento voltado mais para pesquisadores da área da saúde e médicos.

A empresa do Google também é conhecida por outras investidas ousadas no setor de tecnologia médica, como a lente de contato que faz leituras de glicose no sangue e uma pulseira de detecção de câncer. No entanto, há quem diga que a Verily tem enfrentado dificuldades para tirar seus projetos científicos do papel.

Via MIT Technology Review

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.