Samsung deve anunciar sua nova linha de smartwatches esta semana

Por Redação | 23.06.2014 às 18:10

A Samsung planeja fazer o anúncio oficial de lançamento do seu primeiro dispositivo com o sistema operacional Android Wear na Google I/O 2014, conferência anual realizada pela Google que acontecerá na cidade de São Francisco, na Califórnia, nesta semana. De acordo com as informações do site Cnet, o dispositivo será um smartwatch – muito similar ao Samsung Galaxy Gear lançado no ano passado.

Os rumores têm dado conta de que a Samsung estaria trabalhando em dois modelos de smartwatch, ambos com o sistema operacional do Google para wearables (dispositivos "vestíveis"), mas com tipos de processadores diferentes. Não está claro qual deles será anunciado na conferência.

As empresas têm visto nos "wearables" um novo mercado de oportunidades. Até o final deste ano, mais de 19 milhões desses dispositivos portáteis serão lançado em todo o mundo, triplicando o número do ano passado, de acordo com pesquisa da IDC publicada em abril. Em 2018, espera-se que tais dispositivos batam a marca dos 111,9 milhões de unidades em todo o mundo – um número ainda pequeno em comparação com os 1,7 bilhão de smartphones previstos para o mesmo ano.

A Samsung se recusou a comentar sobre os smartwatches, mas disse em um comunicado que está "comprometida com a inovação" e que "novos produtos estão sempre em desenvolvimento."

Para a Samsung, o novo smartwatch mostra um compromisso renovado com o Google – e um esforço para proteger suas apostas sobre qual sistema operacional vai conquistar os consumidores. Seu primeiro smartwatch, o Galaxy Gear, lançado em setembro de 2013, rodava o sistema operacional móvel do Google, mas a Samsung mudou para seu próprio software de código aberto, chamado Tizen, na segunda versão do produto – o Gear 2 Neo.

Além da Samsung, LG e Motorola também podem anunciar seus próprios dispositivos com o sistema Adroid Wear na semana que vem.

O Google I/O 2014 deve atrair cerca de 6 mil pessoas e está marcado para o dia 25 de junho.