Nokia cria relógio inteligente com seis telas em formato de bracelete

Por Redação | 18 de Outubro de 2013 às 11h00
photo_camera Divulgação

Lembra dos antigos celulares da Nokia, aqueles que ganharam o apelido "carinhoso" de tijolões? Ao que tudo indica, o conceito desses aparelhos gigantes chegou ao mundo dos relógios inteligentes – e pelas mãos da própria Nokia.

O Facet também entra na categoria de smartwatches, mas sua proposta é diferente de qualquer modelo no mercado. Em vez de uma tela, o dispositivo vem equipado com um mecanismo de seis displays por toda sua extensão, formando uma espécie de bracelete giratório feito de blocos, que pode exibir um conteúdo diferente em cada visor.

Se pensarmos por esse lado, o gadget é bastante funcional. Você pode visualizar fotos em uma das telinhas, enquanto deixar informações sobre o clima fixas em outra, ou ainda expandir um aplicativo para dois displays. Além disso, é possível colocar todas as telas do relógio em sequência (uma atrás da outra) e "brincar" com as imagens.

O item ainda tem um sistema que detecta os gestos feitos pelo seu pulso. Girando a tela que deseja para o seu campo de visão, o acessório adapta automaticamete aquilo que está sendo exibido.

Por outro lado, o Facet mostra as dificuldades de se criar um smartwatch que justifique suas funções, já que os smartphones fazem a mesma coisa ou melhor. Isso sem contar a parte estética do dispositivo, que não parece ser muito confortável para andar por aí. Assim como o Galaxy Gear da Samsung e o Smartwatch 2 da Sony, o bracelete da Nokia tem sim uma proposta interessante de reunir ferramentas multi-tarefas em um produto portátil, mas nada extraordinário que possa substituir aquilo que já usamos hoje.

Apesar do conceito inovador (e um pouco fora do comum), tudo não passa de uma ideia em desenvolvimento da Nokia. Como destaca o Engadget, a empresa já pediu o registro de patente da tecnologia, mas talvez demore um tempo até que o aparelho chegue ao mercado.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!