Microsoft Band ganha teclado virtual em sua primeira grande atualização

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2015 às 09h19

A Microsoft vem experimentando novas formas de usar teclados virtuais no Android Wear e agora aproveitou o conhecimento nesta área a favor do seu próprio dispositivo vestível, a Microsoft Band. A ideia é utilizar o recurso de reconhecimento vocal da assistente digital Cortana para montar os textos de forma simples, prática e instintiva.

Em sua atualização mais recente, a pulseira inteligente de Redmond ganhou um teclado virtual QWERTY e reconhecimento vocal com a ajuda do Windows Phone por meio do software Word Flow.

De acordo com o The Verge, o teclado virtual da pulseira parece um pouco difícil de digitar inicialmente, mas, após algumas horas de uso, é possível se acostumar e compreender a maneira como o gadget processa as letras e palavras. É preciso, por exemplo, pressionar as letras e depois deslizar o dedo para a direita para ver os resultados, com palavras separadas que podem ser apagadas ou substituídas por outras opções.

Para quem não gosta de ficar "conversando sozinho" com aparelhos em público, esta é uma boa opção, já que é possível montar um texto inteiro e revisar tudo antes de enviar. A entrada de ditados também funciona bem, com a opção do teclado para editar e corrigir tudo o que foi captado. Com a atualização, a Microsoft também oferece algumas respostas de texto pré-configuradas para que os usuários possam apenas confirmar ou negar informações rapidamente.

Utilizar um teclado num display de apenas 1,4 polegada é ainda algo muito difícil para a maioria dos usuários, porém as tentativas da Microsoft e as soluções mais recentes, como esta testada pelo The Verge, têm se mostrado eficientes para o que a maioria dos consumidores necessita neste ambiente de troca de informações simples e rápidas. O objetivo é poder utilizar a pulseira sem ter que tirar o telefone do bolso.

Além do teclado virtual e do suporte da Cortana por meio do Windows Phone, a Microsoft também adicionou o "Modo Bicicleta", que permite acompanhar o histórico de passeios de bicicleta tanto dentro quanto fora de casa. O chamado "Bike Tile" vem com um monitor cardíaco e de percurso, capaz de captar dados sobre o terreno e a velocidade enquanto o usuário está pedalando.

Uma das novidades que também se destacam nesta primeira grande atualização da Microsoft Band é a possibilidade do uso de aplicativos de terceiros como rastreador fitness, abrindo, assim, um leque maior de alternativas de saúde para os usuários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.