Google anuncia 'jeitinho' para fazer apps pagos funcionarem no Android Wear

Por Redação | 10.07.2014 às 08:15
photo_camera Divulgação

Há pouco menos de um mês o Google apresentou durante a Google I/O 2014 os primeiros dispositivos equipados com Android Wear ao mundo e muito embora o sistema ainda não tenha se popularizado tanto quanto seu irmão mais velho para dispositivos móveis, os usuários já haviam percebido uma falha grave nele.

Os poucos que já têm acesso ao Wear vinham afirmando que de maneira alguma era possível instalar aplicativos pagos no sistema. Independente da compra ser feita diretamente do dispositivo ou no computador, os apps da Google Play simplesmente não instalavam nos relógios. O problema já vinha afetando os usuários desde o primeiro dia que o sistema foi disponibilizado ao público e só nesta quarta-feira (09) é que foi "corrigido".

Sim, a "correção" é assim mesmo, entre aspas, pois o que foi anunciado pelo Google no portal Android Developers é, na realidade, um paliativo e não a solução definitiva. O jeitinho para resolver o problema inclui a realização de quatro passos, que incluem a criação de um novo arquivo wearable_app_desc.xml que descreve que aquele app pode ser executado e funciona no Android Wear.

Para nós, usuários, a coisa é relativamente mais simples, já que não precisamos fazer basicamente nada a não ser esperar que os desenvolvedores executem o passo a passo para que as aplicações funcionem nos relógios inteligentes com o sistema. Além do mais, ainda são pouquíssimas as opções disponíveis para ele, então é pouco provável que haja muita gente com esse tipo de problema.

"Estamos trabalhando para consertar e tornar isso mais fácil para vocês no futuro", disse a companhia de Mountain View na página. "Nos desculpamos por quaisquer tipos de inconveniência", se desculpou no fim da publicação.

Àqueles que querem ver quais são os passos a serem tomados para que um app pago funcione nos dispositivos vestíveis com o Wear, basta clicar neste link.

Leia mais sobre o Android Wear:

Fonte: http://www.slashgear.com/google-just-fixed-their-fatal-android-wear-problem-09336805/