Google Watch: supostas imagens do relógio inteligente do Google caem na internet

Por Redação | 26.02.2014 às 10:25
photo_camera Divulgação

Os rumores sobre um relógio inteligente desenvolvido pelo Google crescem a cada dia. Desta vez, o site Android Police divulgou novas informações e imagens do possível novo gadget da gigante das buscas.

De acordo com a publicação, o smartwatch recebeu o codinome "Gem" ("Gema" ou "Jóia", na tradução livre) e terá um design que se assemelha à linha de smartphones Nexus. Este, no entanto, não será o nome oficial do produto: fontes anônimas disseram que o dispositivo deve ser lançado no mercado sob a marca Google Watch, algo bastante simples e que já tem sido adotado pelos óculos de realidade aumentada Google Glass.

Apesar de mostrarem um protótipo em fase de desenvolvimentos, as fotos mostram que o gadget lembra o já conhecido Pebble, o primeiro relógio inteligente do mundo financiado com a ajuda dos internautas através do site de arrecadações Kickstarter. A tela capacitiva tem um botão de "voltar" na parte frontal inferior, enquanto que na parte superior estão dois botões que permitem acessar os menus do acessório. Além disso, na parte de trás do relógio, há uma entrada USB que servirá para transferência de arquivos e recarga de bateria.

O Android Police afirma que o projeto do Google Watch existe desde 2013 e sugere que os primeiros protótipos foram desenvolvidos pela Motorola. Por isso ainda não se sabe se a versão final do relógio inteligente seguirá o mesmo estilo do exibido nas fotos ou algo completamente novo, já que a Motorola foi vendida para a Lenovo no começo deste ano por US$ 2,9 bilhões.

Veja abaixo as fotos:

Google Watch
Google Watch
Google Watch

Em todo o caso, vale lembrar que a própria Motorola já confirmou, via Twitter, que sua equipe está trabalhando em um relógio inteligente pensado para "atender as necessidades do consumidor, como estilo e vida útil da bateria". No mesmo tuíte, a empresa confirmou que o aparelho será lançado ainda em 2014.

Google Watch na I/O?

No começo desta semana saiu uma outra informação que indica quando o relógio do Google será revelado. De acordo com o Wall Street Journal, o dispositivo será anunciado em um evento no mês de março, mas seu lançamento só vai acontecer em junho durante a Google I/O, a conferência para desenvolvedores realizada anualmente pela gigante das buscas.

A LG seria a principal responsável pela fabricação do gadget, assim como já acontece com os smartphones Nexus 4 e Nexus 5. Apesar disso, pode ser que outras companhias também estejam envolvidas na produção do aparelho.

Não se sabe se o smartwatch virá equipado com o sistema operacional Android - a criação de um relógio de pulso seria uma estratégia do Google para preencher a lacuna deixada pelo Galaxy Gear da Samsung, que agora utiliza o sistema próprio da sul-coreana, o Tizen. Contudo, especialistas acreditam que o assistente Google Now deve ser a peça chave para tornar o dispositivo mais atrativo ao usuário final, além de uma bateria de longa duração e conectividade Bluetooth 4.0.

MWC 2014: Acompanhe tudo sobre a maior feira de tecnologia mobile aqui no Canaltech!