Fabricado pela LG, relógio inteligente do Google deve ser anunciado em março

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2014 às 11h45
photo_camera Divulgação

Samsung e Sony são duas das grandes empresas de tecnologia que já lançaram seus respectivos relógios inteligentes. Mas esse mercado está prestes a ganhar uma concorrente de peso, pelo menos de acordo com informações do Wall Street Journal e do perfil @evleaks no Google+. Ambos afirmam que o Google vai revelar seu primeiro smartwatch ainda este ano e que o dispositivo deve ser lançado durante a Google I/O, a conferência para desenvolvedores realizada anualmente pela gigante das buscas.

Uma fonte disse ao WSJ que a LG será a principal responsável pela fabricação do gadget, assim como já acontece com os smartphones Nexus 4 e Nexus 5, mas que outras companhias também poderão estar envolvidas na produção do aparelho. O relógio seguiria a linha Nexus e seria apresentado em março, mas o lançamento oficial ocorreria apenas em junho, mês em que acontecerá a I/O.

A entrada do Google no mercado de relógios inteligentes seria uma forma da empresa preencher a lacuna deixada pelo Galaxy Gear da Samsung, que abandonou o Android e agora adotou o sistema operacional próprio da sul-coreana, o Tizen. Não há nenhum detalhe sobre como será o relógio inteligente fabricado pela gigante de Mountain View, nem mesmo se o sistema será o do robô verde. Contudo, sabe-se que a corporação vai controlar o desenvolvimento do software que vai equipar a plataforma. Além disso, o assistente Google Now deve ser uma peça chave para tornar o dispositivo mais atrativo ao usuário final.

Isso reforça uma informação divulgada em outubro de 2013, quando o editor do site 9to5 Google, Seth Weintraub, afirmou que o gadget terá funcionalidades focadas no Now, o assistente pessoal virtual da companhia que possui funções como calendário, alertas, e-mails e envio de mensagens de texto. Essa estratégia seria um caminho adotado pelo Google para antecipar a integração do smartwatch com os atuais e futuros produtos da empresa, como o Nexus 5 e o óculos de realidade aumentada Google Glass. Há ainda a informação de que o acessório ganhe o nome de Nexus Watch e venha equipado com bateria de longa duração e conectividade Bluetooth 4.0.

Os rumores sobre um relógio de pulso criado pelo Google começaram em março do ano passado. Na época, fontes ligadas à indústria disseram que o dispositivo estava sendo desenvolvido dentro da divisão Android e não nos laboratórios X, conhecidos por guardar os projetos mais secretos da empresa. A companhia também teria entrado com um pedido de patente de uma tecnologia de relógio inteligente em 2011, com display duplo e interface interativa.

Em todo o caso, o Google parece que não vai deixar de investir em hardware, mesmo depois de ter vendido a Motorola para a Lenovo por US$ 2,9 bilhões. Além do suposto relógio, a empresa também deve anunciar durante a Google I/O uma nova versão do tablet Nexus.

MWC 2014: Acompanhe tudo sobre a maior feira de tecnologia mobile aqui no Canaltech!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.