Publicidade

ZTE também está trabalhando em smartphone dobrável na vertical

Por| 07 de Março de 2019 às 14h50

Link copiado!

ZTE também está trabalhando em smartphone dobrável na vertical
ZTE também está trabalhando em smartphone dobrável na vertical
Tudo sobre ZTE

A velha máxima de que as tendências no mundo da tecnologia vão e voltam está mais do que explícita em uma nova patente registrada pela ZTE, que mostra o conceito do que pode ser o primeiro smartphone dobrável da companhia. O modelo, aos moldes dos velhos flip phones, se fecha na vertical, mantendo apenas uma pequena parte do display flexível para a parte de fora.

A partir dessa área exposta, o usuário teria acesso a notificações e poderia realizar pequenas tarefas sem precisar abrir o celular. O design parece querer utilizar a flexibilidade da tela como uma forma de reduzir o volume do aparelho no bolso ou durante esse tipo de utilização simples, ao mesmo tempo que, quando aberto, ele teria uma tela ainda maior que a maioria dos topos de linha do mercado atual, mesmo que mais alongada verticalmente.

Chama a atenção, também, o posicionamento inusitado do que parecem ser as câmeras frontais, colocadas na parte traseira, que fica voltada para a frente quando o smartphone está dobrado ao meio. A ideia, aqui, seria permitir que o display tomasse conta de todo o corpo do aparelho sem a necessidade de notches ou reduções na área da tela, mas soa esquisito dizer que há um sensor frontal na parte de trás do dispositivo.

Continua após a publicidade

No restante, estão presentes os botões usuais para bloqueio de tela e controle de volume, alto-falantes na parte de baixo e uma porta USB-C. Uma dupla de câmeras na parte traseira completa o conjunto, que, estranhamente, não traz um sensor biométrico externo. Como é incomum que um modelo de tal destaque não conte com esse tipo de tecnologia, é possível pensar que ele estará sob a tela.

A patente revelada agora se une a uma segunda tecnologia, registrada pela ZTE em dezembro, que exibia um modelo de smartphone flexível horizontal, semelhante ao Galaxy Fold, apresentado recentemente pela Samsung. A iniciativa, também, não representa a primeira empreitada da marca asiática nesse quesito, já que, em outubro de 2017, ela lançou o Axon M, que brincava com o conceito de aparelho dobrável, mas tinha duas telas separadas.

Como de costume, não dá para afirmar que a patente representa um produto efetivamente em desenvolvimento. Registros desse tipo, muitas vezes, servem como uma medida de proteção da tecnologia ou como uma forma de acumular ganhos com royalties a partir do licenciamento delas. Sendo um dos principais nomes do mercado asiático, entretanto, é bastante óbvio imaginar que a ZTE vai querer entrar no mundo das telas flexíveis o mais rapidamente possível.

Continua após a publicidade

Fonte: Let's Go Digital