Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xiaomi registra patente de dispositivo capaz de prever explosões de baterias

Por| 10 de Fevereiro de 2021 às 13h30

Link copiado!

Xiaomi registra patente de dispositivo capaz de prever explosões de baterias
Xiaomi registra patente de dispositivo capaz de prever explosões de baterias
Tudo sobre Xiaomi

A Xiaomi registrou a patente de um dispositivo que pode detectar dilatações em baterias. Quando integrada ao componente de íon de lítio, a tecnologia monitora seu funcionamento e alerta o usuário sobre o surgimento de qualquer inchaço — que não é só um indicativo de desgaste, como também um sinal de perigo.

Flagrada pelo site MyDrivers, a patente “Battery Expansion Prompt Method and Device” foi registrada em janeiro, mas somente publicada na primeira semana de fevereiro. O documento descreve um dispositivo que deve ser integrado às baterias capaz de monitorar com precisão a atividade dos fenômenos químicos que ocorrem dentro do componente.

A ferramenta também é capaz de alertar o usuário de possíveis perigos. A dilatação da bateria, por exemplo, é um claro sinal de envelhecimento ou mau funcionamento de uma das células e exige rápida substituição, sob risco de causar incêndios ou explosões.

Continua após a publicidade

Mais segurança

O conceito descreve um dispositivo que envolve completamente a bateria, incluindo um compartimento dedicado para o componente, uma proteção traseira, uma camada de material sensível a piezoeletricidade e um circuito de detecção. Basicamente, o sistema detecta deformações a partir da pressão da bateria exercida sobre o dispositivo, haja visto que a menor modificação das dimensões do componente é suficiente para gerar uma tensão dentro do celular.

A piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais de gerar corrente elétrica a partir de pressão mecânica. Ou seja, se a bateria apresentar inchaços, o material levará energia para o circuito de detecção, este responsável pela interpretação dos sinais e o envio do alerta para o sistema operacional — que, por sua vez, informa o usuário.

Não é, de nenhuma forma, um sistema complexo. Entretanto, a presença do dispositivo pode aumentar a espessura de celulares. Logicamente, a fase conceitual explica apenas a superfície da tecnologia, portanto resta aguardar para conferir como será aplicado o recurso em smartphones da marca ou de parceiras — ou até mesmo se sairá do papel.

Continua após a publicidade

Fonte: MyDrivers