Xiaomi Mi 11 Lite 5G surpreende em teste de câmera e empata com Pixel 4a

Xiaomi Mi 11 Lite 5G surpreende em teste de câmera e empata com Pixel 4a

Por Renan da Silva Dores | Editado por Wallace Moté | 12 de Julho de 2021 às 17h10
Ivo/Canaltech

Atual modelo mais poderoso da linha de intermediários da Xiaomi, o Mi 11 Lite 5G chegou ao mercado em março deste ano como o primeiro celular equipado com o novo Snapdragon 780G, chip que promete entregar experiências de flagship por preços mais acessíveis. Além do processamento potente, o aparelho se destacou pelo design premium ultrafino e pelo conjunto avançado de câmeras.

O celular agora chega às mãos dos engenheiros do site DXOMARK, tendo o desempenho em fotografia testado. Entregando performance surpreendente quando consideramos o preço, o dispositivo atingiu 111 pontos, o que o colocou no topo do pódio de celulares intermediários ao lado do Pixel 4a, tido como referência no segmento.

Exposição precisa, mas com ressalvas

O Mi 11 Lite 5G traz três câmeras traseiras, com sensor principal de 64 MP, ultra wide de 8 MP com campo de visão de 119º e macro de 5 MP com foco automático. Segundo o DXOMARK, o aparelho se destaca pela exposição precisa, mesmo em cenas muito iluminadas, bom controle de ruído e tons de pele geralmente agradáveis.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Xiaomi Mi 11 Lite 5G (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

Também são pontos positivos a fidelidade do preview antes de fotografar, bem como o alto nível de detalhes, a exposição precisa e a estabilização efetiva entregue durante a gravação de vídeos.

Já entre os pontos negativos, são apontados instabilidades na exposição, balanço de branco que afeta as cores em ambientes externos, falhas no foco automático, perda de detalhes finos, instabilidades de exposição e artefatos de HDR em fotos ultra wide, baixo nível de detalhes com zoom, subexposição em retratos noturnos e presença constante de ruídos em vídeos.

Exemplos de fotos

Segundo o DXOMARK, o Mi 11 Lite 5G consegue entregar imagens bem expostas, mas os resultados variam de foto para foto (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
Fotos em ambientes internos têm boa exposição, mas podem sofrer com pontos luminosos estourados (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
O modo retrato obtém boa separação entre o sujeito e o background, mas o efeito de borrão é modesto (Imagem: Reprodução/DXOMARK)
Fotos noturnas apresentam subexposição e baixo alcance dinâmico (Imagem: Reprodução/DXOMARK)

Exemplos de vídeos

Xiaomi Mi 11 Lite 5G: destaque entre os intermediários

Segundo o DXOMARK, o Mi 11 Lite 5G não se posicionou bem no ranking geral de câmeras, mas compartilha o primeiro lugar com o Pixel 4a entre os intermediários.

Com resultados sólidos em praticamente todas as categorias analisadas, ainda que não seja perfeito por apresentar falhas como zoom com baixo nível de detalhes e ruído constante em vídeos, o telefone chinês é competitivo e se sai bem considerando a faixa de preço. Você confere a análise na íntegra neste link.

Xiaomi Mi 11 Lite 5G: ficha técnica

  • Tela: AMOLED de 6,55 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização de 90 Hz, HDR10+, 10-bit, brilho máximo de 800 nits
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 780G
  • Memória RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB
  • Câmera traseira: 64 MP (Principal, f/1.8) + 8 MP (Ultra wide, f/2.2, 119º) + 5 MP (Macro, f/2.4)
  • Câmera frontal: 20 MP (f/2.2)
  • Bateria: 4.250 mAh com carregamento rápido de 33 W
  • Extras: alto-falantes estéreo, leitor de digitais na lateral, NFC, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6
  • Cores disponíveis: preto, branco, verde, azul, amarelo e rosa
  • Sistema operacional: Android 11, sob a MIUI 12.5

Fonte: DXOMARK

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.